Saúde
Saúde Pública efectua rastreio de saúde visual a crianças de Ourém
Rastreio abrange crianças nascidas em 2021 e 2023 e funciona mediante convocatória feita pelos serviços de saúde
A Saúde Pública da Unidade Local de Saúde da Região de Leiria (ULSRL) inicia, esta esta-feira, dia 9, um rastreio de saúde visual infantil no Centro de Saúde de Ourém, dirigido a crianças com 2 e 4 anos de idade (nascidas em 2021 e 2023)
Este rastreio é gratuito e visa detectar precocemente problemas visuais, como o "olho preguiçoso" (ambliopia), uma condição que pode comprometer o desenvolvimento da visão se não for tratada em tempo útil.
A ULSRL explica, numa nota publicada nas suas redes sociais, que o exame “é feito por enfermeiros, em apenas um a dois minutos, com tecnologia de foto-rastreio”. As crianças abrangidas serão chamadas a realizar o exame pela equipa de saúde familiar, acrescenta instituição.
Este ano, o rastreio já decorreu na Batalha, Marinha Grande, Pombal e Porto de Mós. Neste último concelho, foi estreado um novo equipamento de rastreio visual, recentemente adquirido pela ULSRL, num investimento de cerca de 10 mil euros, "que permite uma avaliação mais precisa, segura e confortável para a criança".
Na ocasião, a ULSRL explicava que o exame consiste na captação de uma imagem fotográfica dos olhos, com uma duração de cerca de um minuto, sem contacto físico directo e a uma distância aproximada de um metro.
Caso sejam detectadas alterações, a criança será automaticamente encaminhada para uma consulta de Oftalmologia Pediátrica no Hospital de Leiria.