Sociedade

São Martinho do Porto, a baía de águas calmas que atrai a criançada

25 ago 2017 00:00

Tranquilidade. A Praia de São Martinho do Porto é uma das preferidas de quem tem crianças pequenas. Segurança e tranquilidade são os grandes atributos da baía, notam os turistas.

Fotografias: Ricardo Graça
Daniela Franco Sousa

No concelho de Alcobaça fica uma das praias mais movimentadas da região de Leiria. São Martinho do Porto atrai os turistas graças à calmaria das águas do mar, proporcionada pela baía. No entanto, lamentam veraneantes e empresários locais, falta estacionamento e diversão nocturna.

Anabela Lopes, da Batalha, gosta de estender a toalha no areal de São Martinho “de vez em quando”. Como costuma ir a banhos com crianças, aprecia esta praia onde “a baía traz calma ao mar, que é por norma mais mexido” noutros pontos da região.

Porque sabe que um dos principais constrangimentos desta praia é a dificuldade em encontrar lugar para estacionar o carro, Anabela Lopes costuma dar preferência à viagem de comboio, até porque a estação ferroviária fica relativamente perto do areal.

Quem está agradavelmente surpreendida com São Martinho do Porto é Ema Araújo, que não visitava a praia há cerca de 20 anos. Natural de Vila do Conde, Ema Araújo regressa agora com a mãe e duas filhas e percebe que existe hoje muito mais movimento nesta praia.

Infelizmente, perdeu-se uma das ruas de que mais gostava e onde funcionavam vários restaurantes, expõe a turista. Mas a oferta de restauração foi compensada com os muitos espaços novos que abriram na avenida marginal, considera Ema Araújo.

Um dos principais problemas desta praia é a imprevisibilidade do tempo. “Quisemos fugir do vento e viemos ao encontro dele”, observa a veraneante. Já a gastronomia, designadamente o bom peixe, é um dos atributos da praia, aponta a turista que ficará oito dias instalada num hotel. Felizmente, a unidade hoteleira tem estacionamento, pois encontrar lugar disponível para deixar o automóvel é um problema, reconhece Ema Ara&u

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ