DEPRESSÃO KRISTIN
Santa Casa disponibiliza um milhão de euros para apoiar Misericórdias e Mediadores
Podem candidatar-se, por exemplo, os proprietários de cafés, restaurantes, quiosques ou tabacarias, afectados pela tempestade
A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) criou um Fundo Solidário destinado a prestar apoio imediato às Misericórdias e aos Mediadores dos Jogos Sociais do Estado que sofreram prejuízos causados pelas fortes tempestades que atingiram o País nas últimas semanas. O fundo disponibiliza um milhão de euros, a fundo perdido, estando em aberto a possibilidade de ser reforçado caso as necessidades no terreno assim o justifiquem.
Segundo a instituição, as verbas serão aplicadas na recuperação de equipamentos sociais e património histórico das Misericórdias afectadas, muitos deles essenciais ao apoio comunitário nas regiões onde se inserem. O apoio abrange ainda os Mediadores dos Jogos Santa Casa cujos estabelecimentos, tais como cafés, restaurantes, quiosques ou tabacarias, tenham sido danificados pelas intempéries.
As entidades interessadas podem consultar o regulamento e submeter candidatura através do site www.scml.pt, onde está disponível o formulário oficial. Para esclarecimentos adicionais, a SCML disponibiliza o endereço fundo.solidario@scml.pt e a linha telefónica 217 128 400.
Em comunicado, a SCML refere que estes apoios estão a ser desenvolvidos em articulação com a Estrutura de Missão do Governo, reforçando a resposta à crise provocada pelos fenómenos climáticos extremos.