Viver

S.A.Marionetas representa Portugal em festival turco

21 jul 2023 16:00

Companhia de Alcobaça vai levar à Turquia o espectáculo “etc…”, um original de José Gil, Natacha Costa Pereira e Sofia Vinagre, entre os dias 24 de Julho e 6 de Agosto

samarionetas-representa-portugal-em-festival-turco
Espectáculo teve a sua estreia em Macau e já passou por países como China, Cazaquistão, Coreia do Sul, Indónesia e Irão
DR

A companhia alcobacense S.A.Marionetas vai representar Portugal na 24.ª edição do festival internacional Büyükcekmece Culture and Art, na cidade de Istambul, Turquia, com o espectáculo “etc...”, entre os dias 24 de Julho e 6 de Agosto. A peça é um original de José Gil, Natacha Costa Pereira e Sofia Vinagre.

“É o resultado de vários anos de trabalho na área do teatro de marionetas, mais especificamente em criações sem a utilização da palavra como veículo de comunicação. Esta forma de fazer teatro dá ao espectador um universo mágico transportando-o para dentro da acção. Não existindo a barreira da palavra esta produção tem vindo a ser apresentada um pouco por todo o mundo”, refere a S.A.Marionetas numa nota de imprensa.

O espectáculo teve a sua estreia em Macau e já passou por países como China, Cazaquistão, Coreia do Sul, Indónesia e Irão.

“Pequenas histórias de um lugar onde os seus habitantes vivem as mais variadas peripécias. A inocência das ações resulta em momentos de humor vividos pelas personagens esculpidas em esponja. Os sons e os movimentos substituem as palavras, as marionetas cativam-nos com a sua simplicidade transportando-nos para um lugar mágico e cativante e etc., etc., etc… entretanto o passarinho faz algo que não devia, o gato brinca, a bola rebola e etc., etc. e etc…”, pode ler-se na nota de imprensa.

Esta produção da S.A.Marionetas já recebeu várias distinções ao longo dos últimos anos, destacando-se: Prémio ‘Gulliver Junior’ no 27º Festivalul International de Animatie Gulliver (Roménia 2019); Prémio ‘Best Director’ no Word Puppet Festival EXPO 2017 (Cazaquistão); Prémio ‘Best Animation’ no Animart Festival (Polónia, 2016); Prémio ‘Artistic Innovation Award’ no 5.º Golden Magnolia Shanghai International Puppet Festival (China, 2016); Troféu ‘Puppet for Peace’ no Harmony World Puppet Festival (Tailândia, 2017); Nomeação ‘Best Manipulation’ no Word Puppet Festival EXPO 2017 (Cazaquistão).