Viver

Sabia que há uma peça do Mosteiro da Batalha em exposição no museu The Met Cloisters em Nova Iorque?

11 jan 2024 10:13

Adquirido em 2016, o baldaquino do Mosteiro da Batalha integra a colecção do museu The Met Cloisters, um ramo do Metropolitan Museum of Art (The Met) dedicado à arte e arquitectura da Idade Média

sabia-que-ha-uma-peca-do-mosteiro-da-batalha-em-exposicao-no-museu-the-met-cloisters-em-nova-iorque
O baldaquino adquirido em 2016 pela instituição norte-americana
The Met Cloisters

Data, muito provavelmente, do início do século XV, do período de 1402 a 1426, de acordo com a ficha de informação disponível na internet. A peça de escultura proveniente do Mosteiro de Santa Maria da Vitória, na Batalha, encontra-se em exposição na Galeria 16 do museu The Met Cloisters, um ramo do Metropolitan Museum of Art (The Met) em Nova Iorque.

Na newsletter distribuída esta semana, a equipa de comunicação do Mosteiro da Batalha conta a história do baldaquino, que pertencia ao portal principal do monumento.

No século XIX, durante os trabalhos de restauro, o portal sofreu alterações na sua dimensão e muitos dos seus elementos escultóricos foram substituídos por cópias, uma vez que os originais se achavam bastante degradados, causando, por vezes, dificuldades à leitura e preservação das obras”, esclarece a publicação.

A peça de escultura que se encontra nos Estados Unidos “deixou o Mosteiro da Batalha em data e circunstâncias ainda hoje desconhecidas. Fez parte de uma colecção particular até ao final da década de noventa do século XX, quando o seu proprietário, do Porto, faleceu. Nessa altura, entrou no mercado de arte e foi adquirido pelo Antiquário de Isabel Lencastre e colocado em leilão, primeiro em 2013, sem sucesso, e depois em 2014, tendo sido vendido por 1.600 euros. À época não foi identificado como sendo do Mosteiro da Batalha, só como peça de produção portuguesa, do século XV. Foi adquirido pelo antiquário de Pedro Aguiar-Branco, para a Galeria da Rue de Beaune, em Paris, onde, meses depois, em 2015, foi adquirido pela famosa galeria de arte medieval Sam Fogg Ltd., que o identificou como pertencendo ao Mosteiro da Batalha. Foi vendido ao Met no ano seguinte para exibição na colecção permanente da Galeria 16 do Cloisters Museum, onde figura como exemplar da arte gótica peninsular da primeira metade do século XV”, pode ler-se no texto.

Créditos da foto: The Met Cloisters

Com dimensões de 53 x 49,5 x 34,9 cm, o baldaquino “encimava um dos 12 apóstolos que estão na base do portal da Igreja do Mosteiro” e “é um exemplo único de escultura medieval”.

Apresenta uma qualidade artística impressionante, exemplo singular de microarquitectura produzida por mestre Huguet no convento dominicano da Batalha”, é referido na newsletter do Mosteiro da Batalha.

Existem outros similares, tanto no Museu Nacional de Arte Antiga, como no acervo do próprio Mosteiro, provenientes do mesmo conjunto escultórico do portal principal da Igreja.

O museu The Met Cloisters existe desde 1938 como núcleo do Metropolitan Museum of Art dedicado à arte e arquitectura da Europa na Idade Média.