Desporto

Rui Coelho e Inês Henriques sagram-se campeões nacionais em Porto de Mós

16 jan 2022 16:08

Prova de marcha em estrada voltou a ter lugar no distrito de Leiria

rui-coelho-e-ines-henriques-sagram-se-campeoes-nacionais-em-porto-de-mos
Porto de Mós volta a dar título a Inês Henriques
FPA
Redacção/Agência Lusa

O atleta Rui Coelho, do Benfica, e Inês Henriques, do CN Rio Maior, sagraram-se hoje campeões nacionais de marcha em estrada, na distância de 35 km, nos campeonatos disputados em Porto de Mós.

O marchador das 'águias' impôs-se em 02:44.57 horas, com mais de 12 minutos de vantagem sobre o húngaro David Tokodi, que foi o segundo a terminar a prova, marcada pela ausência do atleta olímpico João Vieira.

Manuel Marques (AJS) arrecadou a medalha de prata, terminando com o tempo de 03:03.36 horas, tendo garantido, ainda, o título nacional de veteranos nos 20 quilómetros, enquanto Amaro Teixeira (Casa do Benfica de Faro) foi o terceiro colocado do Nacional, com 03:09.59.

António Pereira, do Atlético Clube Póvoa do Varzim, e Luís Silva, do Leiria Marcha Atlética, ficaram em segundo e terceiro classificados, respectivamente, no escalão de veteranos.

Rodrigo Araújo (Amigos da Montanha) alcançou o título nacional de sub-18, com Bruno Coelho (Clube de Atletismo de Seia) a superar Eduardo Camarate (Juventude Vidigalense) na luta pela medalha de prata por uma diferença de apenas 18 segundos.

No sector feminino, a grande vencedora foi Inês Henriques, que festejou os títulos nacionais de seniores e veteranas.

A atleta regressou aos nacionais de marcha e garantiu o primeiro título do dia, ao completar os 20 quilómetros em 01:39.32 horas, arrecadando, de imediato, o triunfo no escalão de veteranas.

Com uma vantagem de 30 minutos sobre a opositora directa, a atleta de Rio Maior prosseguiu em prova e marchou para o topo do pódio nos 35 quilómetros, na "única prova que contava", obtendo a marca de 02:57.27 horas e superando Vitória Oliveira (Sporting de Braga) e Sandra Silva (Atlético Clube Póvoa do Varzim), que ficaram nas segunda e terceira posições, respectivamente.

Entre as mais jovens, Andreia Lourenço (CPPEA) festejou o título nacional em sub-23, num escalão em que correu sem concorrência, ao passo que Isa Ferreira (Grupo Desportivo das Pedreiras) subiu ao topo do pódio em sub-18, beneficiando da desclassificação de Carolina Dias (Solar dos Leões de Almada). Matilde Sousa (Sporting) e Inês Belbute (ACDRA) arrecadaram as medalhas de prata e bronze, respectivamente.