Sociedade

Rui Alexandre deixa PS e pondera concorrer à Câmara de Alcobaça como independente

20 abr 2021 13:14

Comissão Política Distrital do PS aprova moção pela retirada de confiança política de Rui Alexandre

rui-alexandre-deixa-ps-e-pondera-concorrer-a-camara-de-alcobaca-como-independente
Rui Alexandre
DR
Daniela Franco Sousa

Rui Alexandre, que até agora presidia a Comissão Política Concelhia do PS de Alcobaça, e que era também deputado pelo PS  na Assembleia Municipal de Alcobaça, informa em carta aberta que irá suspender a militância no Partido Socialista, admitindo ainda concorrer à Câmara de Alcobaça numa lista independente.

A carta aberta foi enviada ontem à comunicação social, ao partido e aos militantes, numa altura em que a própria Comissão Política Distrital do PS aprovou uma moção que retira a confiança política em Rui Alexandre.

Socialista há mais de 30 anos, “é com muita mágoa, e nódoas negras no coração, que me desvinculo de tal apego”, realça Rui Alexandre na sua missiva, onde justifica a decisão: “as lideranças do Partido Socialista distrital têm mostrado, nos tempos recentes, que não estão à altura do que a comunidade espera delas”.

Além de alertar para “clivagens dentro do PS distrital”, Rui Alexandre explica que “a liberdade de expressão, de pensamento e de opinião, ao invés de ser respeitada e exaltada no sentido de fomentar o crescimento dos militantes e do partido é entendida como afronta a que é necessário por fim”.

“O que a actual federação distrital tem vindo a mostrar, de modo claro, é que prefere deixar de ganhar eleições, em certos municípios, do que permitir que aqueles que não pactuam com os poderes instalados, nem com a bailata do exercício da política para a defesa dos interesses pessoais, possam encabeçar uma candidatura autárquica”, prossegue.

Quando pretendia concorrer à Câmara de Alcobaça pelo PS, Rui Alexandre diz ter sido alvo, na Comissão Federativa de Jurisdição,  juntamente com a sua equipa, “de inúmeros processos inventados, descabidos, e sem qualquer fundamento legal, movidos pelo claro e único propósito de impedir” a sua selecção como candidato autárquico.

Rui Alexandre nota ainda que “o desfecho eleitoral (de 12 / 15 votos) ditou a vitória dos 'mesmos de sempre', dos que, por diversas vezes, já foram humilhantemente derrotados em disputas autárquicas, mas que (não querendo ser ofensivo e com o devido respeito) fazem aparentar que não se inquietam com o confrangimento do Partido, desde que, as suas vantagens individuais, continuem garantidas”.

O deputado lembra ainda que se a número dois da sua lista, Ana Margarida Martinho, que é técnica superior do Património no Mosteiro de Alcobaça, “der prioridade à sua ascensão profissional, a Concelhia de Alcobaça ficará sem liderança”.

Rui Alexandre remata a carta com um anúncio: “pela urgência em criar alicerces para que Alcobaça consiga desenvolver todo o seu potencial e chegar aos patamares de excelência que se espera, admito poder vir a aceitar o desafio, que insistentemente me tem vindo a ser lançado, de encabeçar uma lista independente para conquistar a Autarquia”. Mas esta questão, nota, será “decidida oportunamente”.

Ouvido pelo JORNAL DE LEIRIA, Walter Chicharro, líder da Federação Distrital de Leiria do PS, recusa-se a comentar o que quer que surja da parte de Rui Alexandre, frisando que “a concentração está agora em Carlos Guerra, que concorre à Câmara de Alcobaça pelo PS, uma escolha feita pela Concelhia e ratificada pela Distrital”.

Informa apenas que, no âmbito da Distrital, “foi votada uma moção pela retirada da confiança política a Rui Alexandre, pelos seus actos praticados nos últimos meses, após a escolha de Carlos Guerra como candidato à Câmara de Alcobaça pelo PS. Actos que não são dignos para o Partido Socialista”.