Sociedade

Rosa de ouro oferecida pelo Papa Francisco integra exposição Fátima Luz e Paz

15 mai 2020 17:10

Peça foi doada pelo Santo Padre aquando da peregrinação que fez à Cova da Iria em 2017.

rosa-de-ouro-oferecida-pelo-papa-francisco-integra-exposicao-fatima-luz-e-paz
Peça foi doada pelo Santo Padre aquando da peregrinação que fez à Cova da Iria em 2017.
Santuário de Fátima

À semelhança do que acontece com outros espaços museológicos da instituição, a exposição permanente do Museu do Santuário de Fátima vai reabrir na próxima terça-feira, com um novo atractivo: uma peça oferecida pelo Papa Francisco.

A partir de agora, a mostra Fátima Luz e Paz passa a ter em exposição a Rosa de Ouro doada pelo Santo Padre aquando da peregrinação que fez à Cova da Iria por ocasião do Centenário das Aparições e da canonização de Francisco e Jacinta Marto, em Maio de 2017.

A novidade é anunciada numa nota de imprensa do Santuário, que avança também que, “pela primeira vez na sua história”, os seus espaços museológicos vão passar a encerrar à segunda-feira, “seguindo os procedimentos da maioria dos espaços museológicos em Portugal”.

Assim, as Casas de São Francisco e Santa Jacinta Marto, da Irmã Lúcia e a Casa-Museu de Aljustrel estarão abertas de terça-feira a domingo das 9 às 13 horas e das 14 às 18 horas, encerrando, para além da segunda-feira, nos dias 25 de Dezembro e 1 de Janeiro.

A exposição permanente Fátima Luz e Paz mantém o horário (de terça a sábado: das 9 às 12 horas e das 14:30 às 17:30 horas; sendo que aos domingos, dias santos e feriados nacionais encerra uma hora mais cedo). A exposição temporária Vestida de Branco, que estará patente ao público até 15 de Outubro, poderá ser visitada entre as 9 e as 12:45 horas e entre as 14 e as 17:45 horas, de terça-feira a domingo.

Naquela nota de imprensa, o Santuário refere que reabertura dos espaços museológicos acontece “em harmonia com o calendário estabelecido pelas autoridades” nacionais e faz parte da estratégia de retomar “gradualmente” a sua actividade, acompanhada de medidas de prevenção ao contágio da Covid-19.

Desde o dia 4 de Maio que estão de portas abertas os espaços de atendimento, lojas e os espaços litúrgicos do Santuário, sendo que, estes últimos, continuam sem celebrações comunitárias.