Desporto

Ricardo Porém chega ao dia de descanso do Dakar na 24.ª posição

8 jan 2021 15:30

Percalços no deserto da Arábia Saudita condicionam classificação do piloto de Leiria

ricardo-porem-chega-ao-dia-de-descanso-do-dakar-na-24a-posicao
Ricardo Porém a fundo no Dakar
DR

Queriam andar a lutar por um lugar nos primeiros 15 em todas as etapas, mas os primeiros dias do Dakar não foram o que Ricardo Porém e Jorge Monteiro esperavam.

Depois de um encorajador 17.º lugar no prólogo, a verdade é que os dias têm sido difíceis no deserto da Arábia Saudita.

No domingo, na primeira etapa, com 277 quilómetros cronometrados, a dupla de Leiria foi 43.ª classificada.

Apesar de ter feito a especial “a bom ritmo”, encontrou uma “navegação difícil” e, já perto do final do troço ficou presa na erva de camelo, o que atrasou “bastante” o Borgward.

“Focados em recuperar o atraso” registado no primeiro dia, e “apesar da boa progressão” ao longo da maior parte do percurso da segunda etapa, “fruto da boa navegação”, Ricardo Porém e Jorge Monteiro acabaram por ter “dois percalços nas dunas de areia muito mole”.

Perderam “muito tempo” e terminaram a etapa no 38.º lugar dos automóveis.

A terceira etapa prometia ser rápida, “com várias cadeias de dunas para enfrentar”, terminando numa zona “muito técnica e rochosa” e as coisas correram realmente “bastante melhor”, “mais enquadradas” com os objectivos que a dupla de Leiria.

“Partimos muito atrás, o que nos obrigou a ultrapassar muitos side-by-side e camiões, mas desde cedo conseguimos incutir um bom ritmo é acabámos por alcançar um resultado mais positivo.” Ricardo e Jorge foram 28.º classificados.

Mas as idiossincrasias do deserto voltaram a falar mais alto. Ontem, com um total de 337 quilómetros cronometrados que exigiam “muita pilotagem”, parecia ser o dia certo para entrarem na rota dos grandes resultados.

Tudo apontava para que conseguissem um resultado nos 15 primeiros, mas na segunda metade da especial, numa zona de dunas, acabaram por perder muito tempo e obter o 39.º lugar.

“Foi um dia mais positivo. Uma tirada longa, onde passámos cerca de seis horas dentro do carro, em competição. Acima de tudo estamos bem, conseguimos terminar a especial sem problemas no Borgward e com um ritmo certinho.”

Hoje, na etapa 6, a dupla de Leiria foi 28.ª classificada, o que valeu a subida ao 24.º posto da geral. “Dia a dia, temos vindo a melhorar a nossa classificação, apesar de este não estar a ser um Dakar de acordo com o que esperávamos. Acima de tudo, o carro está em boas condições e não temos comprometido em nada o Borgward para os próximos dias e isso é fundamental numa prova como o Dakar", destacou Ricardo Porém.

“Além de não ser uma especial ao meu gosto, 365 km disputados 100% em areia, também não conseguimos o setup certo do carro para este tipo de pistas. Tivemos três furos numa zona, o que nos fez perder algum tempo, mas chegámos sem sobressaltos de maior. Amanhã, temos o dia de descanso, que vamos aproveitar para recarregar energias para o que ainda falta cumprir neste grande desafio.”