Sociedade

Reunião com Australis acaba com pneus furados

30 jan 2019 00:00

Esclarecimentos sobre prospecção de gás na Bajouca

reuniao-com-australis-acaba-com-pneus-furados-9807

Dois veículos da empresa Australis, Oil & Gas, que pretende avançar para a prospecção e exploração de gás em Leiria, foram danificados na madrugada de hoje, após uma reunião com a população na freguesia de Bajouca, confirmou GNR. 

De acordo com o comandante do Destacamento Territorial de Leiria, capitão André Gonçalves, a GNR foi chamada ao local pelas 2:40 horas, após a sessão de esclarecimentos, que decorreu na Associação Bajouquense, na freguesia da Bajouca, concelho de Leiria. 

“Houve dois veículos que sofreram danos nos pneus. Foram colocados espigões metálicos, criados para o efeito, debaixo dos pneus. Quando os automóveis iniciaram a marcha pisaram esses espigões, que danificaram os pneus”, explicou. 

Os veículos foram alugados por pessoas ligadas à empresa Australis, confirmou a mesma fonte. 

O presidente da Junta de Freguesia, Pedro Pedrosa, disse ao JORNAL DE LEIRIA que “a reunião correu muito bem”, pelo que ficou surpreendido com o acontecimento. 

“Quem não concorda perde toda a razão com estas ações. Não há palavras para as classificar. Até tenho vergonha de confirmar que isso foi feito na minha freguesia. Mas, quero acreditar que não terão sido pessoas da Bajouca a fazê-lo”, disse, embora confesse que não tem qualquer suspeita. 

“A Bajouca não está habituada a isto. Somos uma freguesia conhecida pelo seu bairrismo, por termos cinco associações que trabalham em conjunto e o que aconteceu não é digno”, acrescentou o presidente da Junta da Bajouca. 

A Australis preferiu não fazer qualquer comentário ao sucedido.