Viver

Residências artísticas para todos os gostos em 2025 no Fazunchar

28 jul 2025 11:15

Festival acontece em Figueiró dos Vinhos

residencias-artisticas-para-todos-os-gostos-em-2025-no-fazunchar
O músico Ricardo Azevedo vai trabalhar com alunos de um agrupamento de escolas do concelho
DR

Um novo livro de Luís Robalo, com uma rota literária pelas ruas de Arega e do centro da vila, é um dos projectos que este ano vai emergir do conjunto de residências artísticas do Fazunchar, que acontece em Figueiró dos Vinhos.

O festival anuncia também que Robert Panda levará a cabo uma oficina com o público infantojuvenil, enquanto Raquel Beli orientará uma oficina para adultos.

A criação de uma música e videoclipe originais pelo músico Ricardo Azevedo com alunos de um agrupamento de escolas do concelho, a apresentar a 22 de Agosto, é o objectivo de outra das residências artísticas do Fazunchar em 2025, que contempla, ainda, uma visita encenada com a comunidade, concebida e orientada por Inês Fouto.

De 16 a 24 de Agosto, a 7.ª edição do Fazunchar envolve uma programação que cruza arte urbana, escultura, música, escrita, vídeo, fotografia, artes performativas e oficinas.

A edição arranca com a exposição da artista visual Raquel Beli, no Museu e Centro de Artes, que recria o espólio fotográfico da região com uma instalação que convida à reflexão sobre a memória colectiva e os afectos do território.

Na arte mural, estão confirmadas intervenções ao vivo de Daniela Guerreiro, Bordalo II e Restless.

Na música, o grande momento de celebração acontece no sábado, 23 de Agosto, com o concerto de A Garota Não e um encerramento em festa com DJ Kwan.