Viver
Residências artísticas para todos os gostos em 2025 no Fazunchar
Festival acontece em Figueiró dos Vinhos

Um novo livro de Luís Robalo, com uma rota literária pelas ruas de Arega e do centro da vila, é um dos projectos que este ano vai emergir do conjunto de residências artísticas do Fazunchar, que acontece em Figueiró dos Vinhos.
O festival anuncia também que Robert Panda levará a cabo uma oficina com o público infantojuvenil, enquanto Raquel Beli orientará uma oficina para adultos.
A criação de uma música e videoclipe originais pelo músico Ricardo Azevedo com alunos de um agrupamento de escolas do concelho, a apresentar a 22 de Agosto, é o objectivo de outra das residências artísticas do Fazunchar em 2025, que contempla, ainda, uma visita encenada com a comunidade, concebida e orientada por Inês Fouto.
De 16 a 24 de Agosto, a 7.ª edição do Fazunchar envolve uma programação que cruza arte urbana, escultura, música, escrita, vídeo, fotografia, artes performativas e oficinas.
A edição arranca com a exposição da artista visual Raquel Beli, no Museu e Centro de Artes, que recria o espólio fotográfico da região com uma instalação que convida à reflexão sobre a memória colectiva e os afectos do território.
Na arte mural, estão confirmadas intervenções ao vivo de Daniela Guerreiro, Bordalo II e Restless.
Na música, o grande momento de celebração acontece no sábado, 23 de Agosto, com o concerto de A Garota Não e um encerramento em festa com DJ Kwan.