Abertura

Requalificação de avenidas faz derrapar contas e paciência dos moradores

8 jul 2021 09:41

Obras nas avenidas Nossa Senhora de Fátima e Humberto Delgado, em Leiria, vão custar, pelo menos, mais 1,1 milhões de euros. Partindo deste caso, que não é único em Leiria e na região, o JORNAL DE LEIRIA foi à procura de explicações para este tipo de derrapagens.

requalificacao-de-avenidas-faz-derrapar-contas-e-paciencia-dos-moradores
Iniciadas em Novembro de 2019, obras só deverão ficar concluídas no final deste ano
Ricardo Graça
Maria Anabela Silva

Foram anunciadas como as primeiras avenidas 'tecnológicas' de Leiria, com um conjunto de inovações projectadas para o futuro. Mas, no presente, as obras nas avenidas Nossa Senhora de Fátima e General Humberto Delgado, em Leiria, têm-se revelado um verdadeiro suplício para moradores e para os cofres do Município, com derrapagem nos prazos e nos custos.

Adjudicada por 2,4 milhões de euros (acrescidos de IVA), a empreitada soma já cerca de 1,2 milhões de euros (valor com IVA) de trabalhos a mais, ou seja, um aumento superior a 40% face ao valor inicial.

Em relação ao prazo, estavam contemplados 540 dias para a execução da obra, iniciada em Novembro de 2019. Mas, com as duas prorrogações já aprovadas pelo Município, os trabalhos demorarão, no total, mais de 1000 dias, ou seja, quase o dobro do previsto. Isto, se o novo prazo fixado para a conclusão da obra – até ao final deste ano - for cumprido.

Na origem destas derrapagens estão, segundo as explicações da Câmara, “falhas no cadastro”, que provocaram erros no projecto. Algumas dessas lacunas já tinham sido detectadas há um ano, no decorrer da intervenção na Avenida Nossa Senhora de Fátima, que obrigaram à aprovação do primeiro lote de trabalhos complementares, no valor de 650 mil euros (mais IVA).

Falhas semelhantes (ver caixa) foram identificadas agora nas obras da avenida General Humberto Delgado e no que falt

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ