Sociedade

Removidas 16 toneladas de resíduos na Ortigosa, Leiria

14 ago 2022 09:42

Lixeira junto a zona industrial em freguesia do concelho de Leiria.

removidas-16-toneladas-de-residuos-na-ortigosa-leiria
Lixo acumulava-se junto a contentor de monos que foi agora colocado num espaço fechado

Limpo e vedado. Assim se encontra agora o espaço onde, até final da semana passada, funcionou o ponto de recolha de monos da Ortigosa, instalado entre uma empresa e uma área de pinhal. Do local, foram retiradas 16 toneladas de resíduos, encaminhadas para a Valorlis, segundo informação do vereador do Ambiente da Câmara de Leiria, Luís Lopes.

A situação foi denunciada na semana passada por moradores e empresários da zona que se manifestavam preocupados com o acumular de lixo, que se arrastava há anos, representando “um perigo” ao nível de incêndios e do ambiente. No local, encontravam-se acumulados vários tipos de resíduos, como colchões velhos, pneus, placas de amianto, óleo e filtros automóveis, frigoríficos, sofás e latas de spray.

Em declarações ao JORNAL DE LEIRIA, tanto o presidente da União de Freguesias de Souto da Carpalhosa e Ortigosa, Sandro Ferreira, como o vereador Luís Lopes reconheciam o problema e prometiam uma solução para breve. A remoção dos resíduos teve lugar na quinta e sexta-feira passadas, culminando com a vedação do espaço e a mudança do contentor de monos para o estaleiro da junta, que funciona nas imediações, mas que está fechado e que ficará dotado com “sistema de vídeo-porteiro controlado à distância”.