Sociedade

Região tem 70 árvores centenárias e a mais antiga está no Bombarral

2 dez 2016 00:00

A lista de arvoredo classificado como de interesse público, que consultámos a propósito do Dia da Floresta Autóctone, inclui 70 árvores centenárias na região. A mais velha tem quase 300 anos

regiao-tem-70-arvores-centenarias-e-a-mais-antiga-esta-no-bombarral-5501
Maria Anabela Silva

É no largo da capela de Azambujeira dos Carros, uma pequena povoação da freguesia de Roliça, Bombarral, que está a árvore mais antiga do distrito classificada como de interesse público. Trata-se de um freixo, com quase 300 anos, que tem resistido a intempéries e até a conflitos bélicos. Reza a lenda que, aquando da Batalha Roliça, o primeiro combate das invasões francesas, travado a 17 de Agosto de 1808, a árvore terá salvo um rapaz da fúria dos soldados de Napoleão.

Segundo a história popular, perante o avanço das tropas francesas, o menino procurou refúgio e encontrou-o na cavidade que o freixo tem no tronco. “A lenda diz que ele se escondeu aí aquando da passagem dos soldados e nada lhe aconteceu”, conta Joana Caetano, presidente da Junta de Roliça. A autarca refere que, nos últimos anos, houve a necessidade de fazer algumas intervenções para a preservação da árvore. Há cerca de dois anos, foi efectuada “uma poda maior, porque o freixo já não estava a conseguir suportar o peso” da braças e, mais recentemente, a autarquia procedeu à colocação de “uma cinta e de um puxador, porque estava a abrir ao meio”.

Agora, “está de perfeita saúde”, assegura a presidente da junta, que sublinha “a simpatia” e o “orgulho” que a população local nutre pela árvore, que já teve direito a um poema, feito por um poeta local e que se encontra afixado num mural de azulejo junto à árvore. “Certo dia, cortaram- -me, por apatia, muitas raízes e ramagem. Não me ponham mais em perigo, porque sou um grande amigo de quem está ou fez viagens”, escreveu António Batalha, poeta popular, em 1993.

De acordo com o inventário de árvores de interesse público, disponível no site do ICNF - Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (http://www.icnf.pt/ portal/florestas/aip/arvores-monpt- online), existem na região (distrito de Leiria e concelho de Ourém) 70 exemplares com 100 ou mais anos, sendo que 23 já ultrapassaram dois séculos de existência. E, até 2013, havia um com cerca de 400 anos.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo