Economia

Região de Leiria submete ao PRR projectos de 155 milhões de euros

13 out 2021 11:45

Dois consórcios integram mais de oito dezenas de entidades, entre empresas e instituições públicas

regiao-de-leiria-submete-ao-prr-projectos-de-155-milhoes-de-euros
Vangest lidera o consórcio que vai desenvolver o projecto Embalagens do Futuro
Ricardo Graça/Arquivo

Valet e Embalagens do Futuro são os novos projectos a desenvolver em consórcio por entidades da região de Leiria, já candidatados às Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Resultado do trabalho desenvolvido nos últimos 18 meses pelo Gabinete Económico e Social da Região de Leiria (GESRL) - liderado conjuntamente pela CIMRL (Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria), Nerlei (Associação Empresarial da Região de Leiria) e Politécnico de Leiria – foram apresentas no final de Setembro as manifestações de interesse para desenvolvimento daqueles projectos.

O investimento previsto nos dois projectos ultrapassa os 155 milhões de euros e estão envolvidas mais de oito dezenas de entidades, entre empresas; sistema científico e tecnológico; instituições de ensino; centros de interface tecnológico; associações empresariais e comunidades intermunicipais, revela uma nota do GESRL.

O projecto Valet - Valorização e Tratamento Bio-circular de Resíduos, no âmbito das Agendas Mobilizadoras, contempla um investimento total de 43,6 milhões de euros, para um horizonte temporal de 36 meses.

É liderado pela empresa Ovolíder – Ovos do Centro, de Leiria, com a coordenação técnica da Nerlei, e apresenta-se a concurso com um consórcio de 21 entidades, no total.

Através do tratamento e valorização de resíduos de efluentes de suinicultura, avicultura, matadouros, águas ruças de lagares e/ou outras agroindústrias que, neste momento, “estão na origem de problemas ambientais”, a implementação do projecto irá possibilitar o desenvolvimento de novos produtos como biofertilizantes sólidos e líquidos, rações para animais, energia e eco-materiais (argamassas, betões, materiais de enchimento e placas de isolamento), que revelam um elevado potencial de valorização no mercado.

“Assim, pretende-se gerar novos conhecimentos e produzir novos bens e serviços de alto valor acrescentado, com base em princípios de economia circular, que conjuguem as dimensões ambiental, energética e de resiliência económica, apresentando uma amplitude de inovação alargada”.

O projecto Embalagens do Futuro, candidato no âmbito dos Pactos de Inovação, apresenta um consórcio de 78 entidades nacionais, que irão cooperar na execução de um plano de actividades com duração prevista de 48 meses e um investimento total de 112 milhões de euros.

Liderado pela empresa Vangest - Engenharia Financeira e Gestão, da Marinha Grande, tem a coordenação técnica do Politécnico de Leiria e inclui iniciativas inovadoras para a concepção e produção de novos produtos, processos e serviços capazes de transformar, de forma estrutural e concertada, o futuro da fileira de produção, comercialização e exportação de embalagens Made in Portugal para o mercado global.

“Em síntese, este Pacto de Inovação consubstancia-se numa iniciativa mobilizadora de empresas e instituições de I&D, maioritariamente da região de Leiria, que formam uma aliança comprometida em promover a especialização e a resiliência da economia portuguesa, através da alavancagem, da notoriedade e reputação da embalagem Made in Portugal/Made in Europe nas cadeias de valor globais de elevado valor acrescentado”, aponta aquela nota.

O GESRL foi criado a 13 de Abril de 2020, em pleno início da pandemia de Covid-19 e em resultado de um memorando de entendimento entre entidades com actuação relevante na região: CIMRL, Nerlei e Politécnico de Leiria.

Tinha como objectivo elaborar um Plano de Medidas para o Novo Lançamento Económico e Social da Região de Leiria, apoiado em dez grupos de trabalho temáticos e com o envolvimento de personalidades e entidades, públicas e privadas, no processo de discussão, definição, planeamento e execução das medidas.