Sociedade

Região de Leiria lança concurso de 25 ME para transportes públicos

3 out 2022 17:20

Previsto também serviço de transporte a pedido destinado, para servir áreas que não disponham de transportes públicos regulares.

regiao-de-leiria-lanca-concurso-de-25-me-para-transportes-publicos
Concessão abrangerá os dez municípios que integram a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria
Ricardo Graça

Vinte cinco milhões de euros é o valor base do concurso para a concessão dos transportes públicos que vai ser lançado pela Comunidade Internacional da Região de Leiria (CIMRL), que abrangerá os dez municípios que integram esta entidade.

Entretanto, irá também ser criado um serviço de transporte a pedido, que deverá ficar operacional até ao final do ano. Numa nota de imprensa, a CIMRL explica que este novo serviço funcionará de segunda a sexta-feira, “em parceria” com a rede de táxis. A reserva é feita através de uma chamada gratuita, a efectuar até às 15 horas do dia útil anterior à viagem.

“A pessoa em questão pode ter o serviço do transporte flexível, de forma simples e com baixo custo, uma vez que o serviço será co-financiado em 50% pela CIM da Região de Leiria”, salienta aquela nota, frisando que o objectivo é “alargar e reforçar” a oferta de transporte público de passageiros”.

Segundo o comunicado, o que se pretende é conferir “uma nova mobilidade a população que residam em áreas que não dispõem de um serviço regular de transporte público de passageiros”.

Em relação ao concurso para a concessão do serviço de transportes, que já tem o parecer da Autoridade de Mobilidade e dos Transportes, a CIMRL adianta que está em causa um contrato a quatro anos, com um preço base de 25 milhões euros. Este valor representará um aumento do investimento dos municípios de 1,2 milhões, “a repartir em função da dimensão da rede prevista” em cada um dos concelhos.

O procedimento concursal terá também em conta “preocupações ambientais com o material circulante”, nomeadamente ao nível das emissões poluentes. “Pretende-se que os autocarros a operar na concessão sejam mais recentes e mais eficientes em termos ambientais”, especifica a nota da CIMRL, que considera este projecto “decisivo para o futuro da mobilidade, do ambiente e da coesão da região”.

A concessão abrangerá os dez concelhos abrangidos pela Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria: Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Pombal e Porto de Mós, com um total aproximado de 287 mil habitantes e 2.450 quilómetros quadrados.