Viver

Região celebra Aljubarrota

12 ago 2016 00:00

A Fundação Batalha de Aljubarrota celebra o 631.º aniversário de uma das mais importantes batalhas para a afirmação de Portugal como nação de jus, contra forças castelhanas e francesas.

regiao-celebra-aljubarrota-4797

No campo militar de São Jorge (Porto de Mós), no dia 14, a população vai poder assistir a uma cerimónia militar, à recriação do combate medieval e à apresentação dos trabalhos ao Prémio António Sommer Champalimaud.

A celebração começa às 10 horas, no altar da Batalha Real. Durante a tarde, haverá visitas ao campo e actividades lúdicas desenvolvidas pelo Serviço Educativo do Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota.

A recriação será às 18:30 horas, com participação de jovens de instituições de solidariedade social e de todos os que se queiram juntar.

Em Aljubarrota e em Porto de Mós haverá também eventos destinados a recordar a data. Na vila do concelho de Alcobaça, o regresso a 1385 far-se-á com recurso a uma recriação histórica da escaramuça e feira medieval, no dia 14, às 18:30 horas.

Em Porto de Mós, a celebração será conduzida a 12 de Agosto, no local de pernoita das tropas comandadas por D. Nun’Álvares Pereira, na véspera da Batalha Real. O castelo de Porto de Mós, abrirá, assim, portas à animação, promovida pelo grupo de música folk Diabo a Sete, a partir das 21:30 horas. Entrada gratuita.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.