Sociedade

Região avança com candidatura ao PRR para criar Metro Bus

23 mar 2023 12:11

Investimento inicial 2,5 milhões de euros para Leiria e Marinha Grande recorrendo a autocarros movidos a hidrogénio verde.

regiao-avanca-com-candidatura-ao-prr-para-criar-metro-bus
Além dos dois novos autocarros eléctricos (na foto), região vai ter duas viaturas movidas a hidrogénio para o transporte colectivo de passageiros
DR

A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) vai avançar com uma candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) com vista à implementação de um Metro Bus, a ligar Leiria e Marinha Grande com recurso a autocarros movidos a hidrogénio verde.

Tal como o JORNAL DE LEIRIA noticiou, em Fevereiro último, a intenção é que, no futuro, o projecto (Leiria H2.Mobilis) seja alargado, de forma a ligar também Leiria a Pombal e a Fátima.

A financiar parcialmente através de uma candidatura ao PRR, o investimento conta com a parceria da PRF, empresa de Leiria, no “desenvolvimento do projeto de instalação de uma unidade de produção, armazenagem, abastecimento, mistura e injecção de hidrogénio”, adianta uma nota de imprensa da CIMRL. Essa unidade, servirá para “abastecimento de autocarros e aproveitamento do excedente de hidrogénio verde para injecção e mistura na rede de gás natural".

O projecto Leiria H2.Mobilis está previsto na Estratégia de Mobilidade Sustentável e Inteligente da Região de Leiria, que contempla ainda o reforço da oferta de transportes públicos colectivos no âmbito da nova concessão, bem como o programa de transporte flexível.

A criação de uma plataforma logística, na localidade de Vierinhos, freguesia de Carriço, em Pombal, estimada em nove milhões de euros, é outro dos investimentos previstos.