Sociedade

Reflorestação e acções de sensibilização assinalam Dia da Floresta Autóctone

19 nov 2021 11:00

 Na Lagoa da Ervedeira e na Mata dos Marrazes

reflorestacao-e-accoes-de-sensibilizacao-assinalam-dia-da-floresta-autoctone
Floresta autóctone deve ser plantada no Outono (carvalho alvarinho - quercus robur)
Jacinto Silva Duro

Porque as árvores, em Portugal, devem ser sempre plantadas quando o Outono se instala, a partir de amanhã, para marcar o Dia da Floresta Autóctone, que se assinala no dia 23 de Novembro, estão previstas acções de sensibilização e de reflorestação no concelho de Leiria. 

Assim, amanhã, dia 20, às 10 horas, na Mata dos Marrazes, o Executivo da Câmara Municipal vai participar na plantação de novas árvores, no âmbito da iniciativa “Goals4Trees”, da Final Four da Allianz Cup.

A acção resulta de uma parceria entre a Allianz e a Fundação do Futebol – Liga Portugal.

O ponto de encontro será na Aldeia do Desporto, nos Marrazes.

Seis mil árvores plantadas

No âmbito da Final Four da Allianz CUP, referente à época desportiva 2019-20, a Fundação do Futebol – Liga Portugal e a área da Responsabilidade Social da Allianz juntaram-se na campanha #Goals4Trees, oferecendo 100 árvores para plantar por cada golo marcado.

Nos três jogos disputados durante a semana do Futebol Profissional, em Braga, marcaram-se sete golos, o que perfez um total de 700 árvores.

Até à semana da Final Four foram contabilizados 99 golos, que se traduziram em 4950 árvores - nas fases de apuramento um golo valia 50 árvores - pelo que, o resultado foi de 5650 árvores no total.

A Fundação do Futebol – Liga Portugal e Allianz acordaram em arredondar o número para 6000 e realizar esta acção de plantação em Leiria, cidade anfitriã da Allianz Cup, no dia 20 de novembro.

Tiago Madureira, Diretor Executivo da Liga Portugal, presente na ação, afirma: “Tiago Madureira, director-executivo da Liga Portugal, presente na acção, afirma: “esta foi uma iniciativa única que, infelizmente e por questões de pandemia, não conseguimos concretizar esta acção em 2020, mas estamos prontos para fazer a tão desejada plantação. A Mata dos Marrazes, em Leiria, cidade que acolhe agora a Allianz CUP, fica definitivamente ligada à Liga Portugal e a esta prova inovadora e celebra a semana do Futebol e o Campeão de Inverno. Daqui a muitos anos, os nossos filhos e netos podem vir ver as seis mil árvores que serão plantadas a 20 de novembro de 2021.”

José Francisco Neves, Membro do Board da Allianz Portugal e Diretor de Transformação e Marketing, também presente nesta acção, refere que “é com enorme satisfação que vemos a nossa Allianz CUP associada a mais uma ação de Responsabilidade Social. Temos feito questão de marcar todas as Final Four com algo que mantenha a Sustentabilidade presente nesta parceria tão importante e a plantação destas 6000 árvores tem um significado ainda mais especial, pois apesar de não ter sido realizada na época prevista, tem agora lugar em Leiria, onde teremos muito em breve mais uma semana dedicada ao Futebol e ao apuramento do Campeão de Inverno”.

Na Lagoa da Ervedeira, na manhã de 23 de Novembro, alunos da Escola Secundária Afonso Lopes Vieira, de Leiria, participam numa acção de sensibilização, dinamizada em parceria com o Instituto Português de Conservação da Natureza e das Florestas – ICNF.

Segundo uma nota da autarquia, os jovens irão aprender a importância das espécies autóctones, "identificando as que estão adaptadas à região da Lagoa".

Será realizada a plantação no local dessas espécies.

A área da lagoa e a sua circundante tem sido alvo de intervenções de regeneração e renaturalização do ecossistema, desde que foi destruída pelo incêndio de 2017, que reduziu a cinza as matas do litoral.

Também se falará das plantas invasoras - como a acácia/mimosa - e do perigo que representam para as espécies nativas, procedendo-se, de seguida,  a uma acção de controlo preventivo destas plantas.