Viver

Rede Cultura tenta fundos europeus para garantir continuidade

12 jan 2023 11:16

Municípios estão a preparar candidatura ao programa Centro 2030

rede-cultura-tenta-fundos-europeus-para-garantir-continuidade
Museu na Aldeia, um dos projectos desenvolvidos no âmbito da Rede Cultura
Ricardo Graça/Arquivo

Dez meses após Leiria ficar fora da corrida a Capital Europeia da Cultura 2027, estatuto entretanto atribuído a Évora, os municípios da região pretendem garantir fundos europeus para financiar o plano de actividades da Rede Cultura.

Segundo Anabela Graça, vereadora com o pelouro da Cultura na Câmara de Leiria, um dos cenários que está a ser preparado contempla uma candidatura – envolvendo vários concelhos – junto da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) e tem em vista o programa regional Centro 2030, cujo ciclo de investimentos se estende até ao ano de 2027.

O objectivo é assegurar a continuidade da Rede Cultura e da respectiva programação, cujo orçamento, no contexto da candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027, dependeu da participação financeira dos municípios, com Leiria a responsabilizar-se pela maior fatia.

Paulo Batista Santos, secretário executivo da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), explica que o financiamento da Rede Cultura integra o pacote de projectos que a CIMRL espera, ainda durante o mês de Janeiro, propor para contratualização com a CCDRC, entidade que gere o programa Centro 2030. Estão em causa “mais de três milhões de euros”, que podem estimular “a maior rede cultural do País” – o objectivo é que os 26 municípios se mantenham a bordo – e contribuir, por exemplo, para “potenciar” o orçamento do festival Música em Leiria, do Orfeão de Leiria, que ao fim de 40 edições perdeu o apoio da Direcção-Geral das Artes. “Há o reconhecimento do ponto de vista estratégico da importância” da Rede Cultura, comenta. E “uma grande vontade política de lhe dar continuidade”.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ