Covid-19

Recomendação para cancelar festas familiares no distrito de Leiria

3 nov 2020 17:59

Covid-19: Comissão Distrital de Protecção Civil de Leiria manifesta preocupação com o actual momento epidémico que se vive na região e face aos comportamentos "de grande parte da população"

recomendacao-para-cancelar-festas-familiares-no-distrito-de-leiria
Número de casos activos de infecção tem vindo a aumentar nas últimas semanas
Ricardo Graça

Lê-se na alínea b do comunicado da Comissão Distrital de Protecção Civil (CDPC) de Leiria: “Recomendar à população em geral, e sobretudo às famílias, o cancelamento de todas as actividades que impliquem a acumulação de pessoas, tais como festas familiares e outras, restringindo ao mínimo os contactos sociais”.

Os membros da CDPC de Leiria, reunidos esta terça-feira por videoconferência, manifestam “preocupação face ao actual momento epidémico que se vive no distrito, nomeadamente aos comportamentos de grande parte da população”.

E dão conta de “constrangimentos que se deparam em alguns setores operacionais”, não identificados.

No comunicado divulgado há momentos, a CDPC de Leiria recomenda aos lares, instituições de solidariedade social e outras entidades a redução das visitas aos locais de internamento, de forma a assegurar o isolamento social "das camadas da população mais vulneráveis".

De resto, e para todas as entidades, é aconselhado "o cancelamento de todos os eventos, não essenciais, que coloquem em causa a não possibilidade da distância social".

Há também recomendações para as entidades empregadoras: o recurso ao teletrabalho e o desfasamento de horários, sempre que seja possível.

Finalmente, a CDPC decide "recomendar aos municípios a convocação das comissões municipais de Proteção Civil para definição e activação dos procedimentos de forma a aumentar o estado de prontidão das Zonas de Concentração e Apoio às Populações (ZCAP)" e aconselhar os municípios no sentido do "estabelecimento de candidaturas ao programa MAREESS, junto do IEFP, de forma assegurar os recursos humanos necessários às ZCAP de nível municipal".

Das comissões distritais de Protecção Civi fazem parte autarcas, o comandante operacional distrital, representantes dos ministérios e os responsáveis máximos pelas forças e serviços de segurança no distrito, capitães dos portos que dirigem as capitanias e representantes do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), da Liga dos Bombeiros Portugueses e da Associação Nacional dos Bombeiros Profissionais.