Viver

Realizadora de Caldas da Rainha na secção Generation da Berlinale

2 fev 2022 14:46

Inês T. Alves apresenta a longa-metragem Águas do Pastaza no Festival de Cinema de Berlim

realizadora-de-caldas-da-rainha-na-seccao-generation-da-berlinale

O filme Águas do Pastaza (Juunt Pastaza Entsari), realizado por Inês T. Alves, natural de Caldas da Rainha, foi seleccionado para integrar a secção Generation da 72ª edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim, que este ano se realiza de 10 a 20 de Fevereiro, anunciou a produtora Oublaum Filmes.

Terra que Marca, com realização de Raul Domingues, que nasceu em Leiria e é formado pela Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha, outro filme com produção da Oublaum, também foi seleccionado para a próxima edição do Festival de Cinema de Berlim. 

Depois de ter vivido dois meses em Suwa, uma comunidade isolada com cerca de 80 habitantes na floresta amazónica equatoriana, e de ter desenvolvido uma relação próxima com as crianças, Inês T. Alves produziu Águas do Pastaza, documentário que é a sua primeira longa-metragem.

O filme acompanha o dia-a-dia das crianças de Suwa e mostra a ligação íntima com a natureza, bem como com as novas tecnologias.

"Numa altura em que as comunidades indígenas na Amazónia estão sob um forte ataque permanente, com desflorestação intensa impulsionada por interesses económicos externos, pareceu-me urgente dar-lhes alguma visibilidade. Partindo do universo muito específico das crianças, este filme chama a atenção para a importância de se estabelecer uma relação mais sustentável com o nosso ambiente", refere a realizadora, numa nota de divulgação.