Viver

Realizador de Leiria recebe menção especial do júri no festival internacional de Tirana

2 out 2023 07:32

A nova curta-metragem de Bruno Carnide distinguiu-se logo na estreia, que ocorreu na Albânia

realizador-de-leiria-recebe-mencao-especial-do-juri-no-festival-internacional-de-tirana
Cerimónia de entrega de prémios, na sexta-feira
DR

A primeira projecção de Memórias de uma Casa Vazia valeu uma menção especial do júri do 21.º Tirana International Film Festival, na Albânia.

O filme do realizador Bruno Carnide, de Leiria, é uma obra rodada em película 8 mm e representa “uma homenagem à autenticidade e à nostalgia do cinema clássico”, explica o autor, numa nota de imprensa.

A curta-metragem, que teve estreia mundial em Tirana, é, segundo os jurados, “um filme que nos leva profundamente ao mundo melancólico e intratável de uma separação”.

1990 é o ano da primeira carta. Através desta e das que se seguiram desenha-se um puzzle de memórias fragmentadas de uma mulher. Agarrando-se às recordações que a assombram e consolam, tenta reconstruir a sua identidade quebrada, escrevendo confissões aos grandes amores que perdeu: o marido e a filha”, lê-se na sinopse de Memórias de uma Casa Vazia.

O Tirana International Film Festival é um certame qualificador para os Óscares e para os Prémios do Cinema Europeu.

Conseguir esta distinção logo na estreia mundial do filme é algo fantástico, ainda mais, num festival de enorme relevância como Tirana”, considera Bruno Carnide.