Sociedade

Reabertura: Mosteiro da Batalha limita número de visitantes e duração da visita

13 mai 2020 15:04

Render da guarda de honra só terá lugar, eventualmente, a partir do dia 1 de Junho

reabertura-mosteiro-da-batalha-limita-numero-de-visitantes-e-duracao-da-visita
Novas regras a partir de 18 de Maio
Ricardo Graça/Arquivo

É o terceiro monumento mais procurado no País, entre os que estão sob tutela da Direcção-Geral do Património Cultural. E costuma ser visitado por mais de 400 mil pessoas todos os anos. O circuito de visita ao Mosteiro da Batalha – que reabre na segunda-feira, 18 de Maio – vai manter-se inalterado, mas com novas regras que visam limitar o contacto entre pessoas.

Assim, o número máximo de visitantes em permanência é de 30 nas Capelas Imperfeitas, 15 na Sala do Capítulo, 13 na Capela do Fundador, 11 no Museu da Liga e 4 na Loja do Mosteiro.

Os visitantes têm, no máximo, uma hora para completar a visita.

Na Igreja e nos Claustros não há, para já, limitações à permanência de visitantes, de acordo com o comunicado enviado às redacções.

Já na Sala do Capítulo, “estarão marcados no chão, com fita autocolante, exactamente os lugares que podem ser ocupados para assistência ao render da guarda de honra” – que só terá lugar, “eventualmente, a partir do dia 1 de Junho”.

Após o período de encerramento devido ao contexto relacionado com a Covid-19, o Mosteiro da Batalha irá então reabrir a 18 de Maio, com o horário normal de Verão: das 9:00 às 18:30 (última entrada às 18:00).