Viver

Raquel André dinamiza festival online para celebrar Dia Europeu do Espectador

20 nov 2020 11:57

Evento conta com a participação de "visionários" de Pombal

raquel-andre-dinamiza-festival-online-para-celebrar-dia-europeu-do-espectador
Raquel André
DR

O Dia Europeu do Espectador (21 Novembro) é celebrado este ano com o Festival de Espectadores. A iniciativa decorrerá online amanhã a, a partir das 16 horas, e contará com o desempenho de espectadores de 15 países, incluindo Portugal. Quanto à artista Raquel André, é a convidada do projecto BeSpectACTive! e da Artemrede para dinamizar a iniciativa, cruzando com a sua Colecção de Espectadores.

No Festival de Espectadores, 15 espectadores de 15 países diferentes irão partilhar com o mundo como uma obra ou experiência de arte os marcou e transformou. Cada um deles terá cinco minutos para partilhar o que guardou para sempre de um momento artístico.

A participação portuguesa será assegurada por três grupos de Visionários, espectadores que são também programadores culturais nos seus territórios. O projecto Visionários é dinamizado em Portugal pela Artemrede em nove municípios a nível nacional. No Festival de Espectadores participam Visionários de Pombal, Sesimbra e Lisboa, anuncia a organização em comunicado.

O Festival de Espectadores pode ser acompanhado por qualquer pessoa, comentando e partilhando no chat as suas próprias experiências e sensações ao longo de todo o evento. O evento será difundido em todas as plataformas do projecto Coleção de Espectadores (www.collectionofspectators.com, Facebook e Instagram), bem como junto dos parceiros do projecto.

O Dia Europeu do Espectador é uma iniciativa do projecto europeu BeSpectACTive! (financiado pelo programa Europa Criativa), do qual a Artemrede é o parceiro exclusivo em Portugal.

Quanto à Artemrede, é um projeto de cooperação cultural e territorial que atua, desde 2005, nas áreas da programação em rede, do apoio à criação, da formação e da mediação cultural. Actualmente é constituída por 18 associados: os Municípios de Abrantes, Alcanena, Alcobaça, Almada, Barreiro, Lisboa, Moita, Montemor-o-Novo, Montijo, Oeiras, Palmela, Pombal, Santarém, Sesimbra, Sobral de Monte-Agraço, Tomar, Torres Vedras e a cooperativa Rumo.