Desporto

Rallye Verde Pino invade a região de Leiria de 11 a 13 de Novembro

1 nov 2022 10:18

Prova atravessa 10 municípios e conta com a presença do campeão do mundo de ralis, Timo Salonen

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Depois de um adiamento forçado devido à pandemia, em Abril, o Rallye Verde Pino está pronto para regressar às estradas da região de Leiria entre 11 e 13 de Novembro.

A comemorar 30 anos, a prova automobilística mais antiga da região Centro vai passar pelos dez concelhos da região de Leiria, conta com a participação de várias equipas internacionais e a presença do campeão do mundo de ralis, Timo Salonen.

A prova, onde o objectivo é ser mais rápido e mais regular, conta com cerca de uma centena de quilómetros disputados em 19 provas especiais de regularidade cronometrada (PEC). A distância total é de 473,1 quilómetros.

Os motores começam a aquecer na sexta-feira, dia 11, durante a tarde, com as verificações técnicas e o briefing. O arranque está previsto para 21:30 horas, na cidade do Lis.

No sábado, dia 12, o rali cumpre 25,9 quilómetros de classificativas de manhã, que começam na Marinha Grande e seguem por Porto de Mós e Batalha, com duas passagens por cada município.

Durante a tarde, a prova decorre em Pombal, Ansião (com um Slalon de 1,6 km), Alvaiázere, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande, local de pernoita dos pilotos e da caravana do rali.

No último dia, domingo, dia 12, o rali volta à estrada com as classificativas de Pedrogão Grande e Castanheira de Pera, locais com duas passagens, seguindo para Pombal (com uma segunda classificativa).

O final está previsto no Kartódromo Internacional de Leiria, nos Milagres, onde se disputa a última classificativa da prova a partir das 12:50 horas. A entrega de prémios está prevista para as 15 horas. 

O Rallye Verde Pino é organizado pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria em parceria com os dez municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL).

A prova, além de integrar o Plano de Promoção Turística da CIMRL, vai promover acções de plantação de 50 árvores por cada equipa participante, sobretudo nas áreas ardidas e nos talhões das matas nacionais, nos municípios de Leiria, Marinha Grande e Pombal.

“No ano em que o Rali Verde Pino comemora 30 anos da sua existência, esta prova assume-se como uma referência nacional no desporto automóvel e motivo para dinamização turística nos 10 municípios da região de Leiria, como um importante estímulo para os visitantes descobrirem a região de Leiria e viverem as emoções do Rali”, enaltece a organização na nota de apresentação enviada às redacções.

O Núcleo de Desportos Motorizados de Leiria (NDML) fundado em 1982, em Leiria, tem inovado com novos conceitos de rallyes em Portugal aliando a velocidade com a regularidade.

Timo Salonen, campeão do mundo de ralis
Piloto de ralis, Timo Salonen nasceu a 8 de Outubro de 1951, em Helsínquia, na Finlândia.
Salonen começou a correr aos 18 anos com um Datsun 1600 e, cinco anos mais tarde, em 1974, entrou pela primeira vez numa prova da Taça do Mundo de Ralis.
A estreia ocorreu no seu país natal, a Finlândia, ao participar no Rali dos Mil Lagos ao volante de um Mazda 1300, tendo ficado na 22.ª posição. No ano seguinte repetiu a experiência, desta vez com um Datsun Violet, e ficou em sexto. Em 1977, alcançou o primeiro triunfo internacional graças à vitória no Rali do Quebeque, no Canadá, ao volante de um Fiat 131 Abarth.
Em 1979, no primeiro campeonato do Mundo de Ralis, ficou em quarto lugar, após obter alguns bons resultados com um Datsun Violet.
No ano seguinte, venceu o Rali da Nova Zelândia com um Datsun 160 J e, em 1981, o Rali Costa do Marfim, com um Nissan Datsun Violet GT. O grande salto na carreira de Timo Salonen deu-se em 1985, quando assinou pela marca francesa Peugeot, como segundo piloto, atrás do compatriota Ari Vatanen. Salonen, aos comandos do potente 205 Turbo 16, acabou por vencer cinco provas, entre as quais o Rali de Portugal, sagrando-se campeão do mundo.
De qualquer forma, beneficiou do abandono prematuro de Vatanen após um grave acidente que este sofreu na Argentina. Salonen proporcionou à Peugeot o primeiro título mundial de ralis do seu historial.
No ano seguinte, manteve-se na marca francesa, tendo vencido o Rali dos Mil Lagos e o Rali de Inglaterra.
Acabou em terceiro um mundial que foi conquistado pelo seu companheiro de equipa e compatriota Juha Kankkunen.
Em 1987, mudou para a Mazda e o triunfo desse ano na Suécia com um 323 Turbo 4WD foi o último da sua carreira no Mundial de Ralis.
Salonen esteve na Mazda até ao final de 1990, de onde passou para a Mitsubishi para as suas duas últimas temporadas no Mundial de Ralis, mas sem resultados de relevo.
Em 2002, regressou ao activo para ficar em 14.º no Rali da Finlândia, pilotando um Peugeot 206 WRC. Entretanto, já se tinha dedicado às provas de todo-o-terreno na equipa Citroën, onde o resultado mais significativo foi o trunfo no Rali dos Faraós de 1995 com um ZX Rallye Raid.
Dois anos antes, também com um Citroën ZX, tinha ficado em quinto no mítico Rali Paris-Dakar, que chegou a comandar após ganhar a primeira etapa.
Fonte: Infopedia