Sociedade

Rafael Cardeira percorre Km'solidários pela ATLAS

21 jun 2019 00:00

Organização não governamental apresenta iniciativa na Marinha Grande

rafael-cardeira-percorre-kmsolidarios-pela-atlas-10379
Daniela Franco Sousa

Rafael Cardeira, jovem piloto de ralis, natural da Marinha Grande, vai apoiar a organização não governamental (ONG) ATLAS, que actua em Coimbra, Leiria, Pombal e também na Marinha Grande, através da iniciativa Km'solidários.

Esta iniciativa pressupõe que, por cada quilómetro percorrido nas suas próximas provas, o piloto doe um euro à ONG. Com o auxílio de André Couceiro, seu navegador, Rafael Cardeira irá participar no rali de Castelo Branco, que decorrerá já no próximo fim-de-semana, também nas provas de Amarante, da Marinha Grande e, ainda por confirmar, está também a sua presença no rali Casinos do Algarve.

Na estrada ou na terra batida, Cardeira espera percorrer cerca de 150 quilómetros por cada prova. E também a empresa Big Press, assessora do piloto, irá participar na iniciativa, cobrindo parte do valor deste projecto. “Aproveito todo o meu mediatismo enquanto piloto para dar a conhecer a ATLAS. O fim é ajudar alguém”, explica o jovem.

E para Helena Vasconcelos, presidente da ATLAS, “o Rafael é um exemplo muito importante, pela sua postura de humildade”. A médica torce para que ele “faça muitos quilómetros, para que o projecto possa render”.

Rafael Cardeira é voluntário na ATLAS, uma ONG com 11 anos de actividade, que além de trabalhar em Coimbra, Leiria, Marinha Grande e Pombal, contando com uma bolsa de cerca de 300 voluntários, está a ponderar vir a actuar em Lisboa e na Figueira da Foz. Na Marinha Grande, a ATLAS tem em curso dois projectos distintos.

O projecto Velhos Amigos apoia 18 idosos carenciados e isolados. Dando continuidade ao trabalho realizado pelas IPSS - que durante o final de semana não vão aos domicílios - a ATLAS assume essa responsabilidade de levar alimento e companhia aos idosos durante esses dias.

Já o projecto Escolas Solidárias apoia mensalmente, com cabazes de alimentos, 24 famílias do concelho. Também na Marinha Grande, a ATLAS espera em breve arrancar com um novo projecto intitulado Velhos são os trapos, e que consiste na dinamização de um atelier de costura para ocupar o tempo de quem se sente s

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ