Sociedade

Quinta do Escuteiro: escutismo e educação ambiental

18 jun 2016 00:00

Centro de Formação Ambiental abriu em Outubro, na Batalha

quinta-do-escuteiro-escutismo-e-educacao-ambiental-4386

Sabia que há uma quinta especial, a dois passos do mosteiro da Batalha, onde águias, esquilos, pica-paus, carvalhos e sobreiros são protegidos pelos escuteiros? É a Quinta do Escuteiro (QE) e, desde há 30 anos que ensina os mais novos a serem amigos das plantas e animais.

“Estar adequado com a missão da Quinta do Escuteiro” é, segundo Pedro Ascenso – chefe regional da QE – a única regra para entrar neste espaço que, em tempos, foi uma quinta agrícola.

Tendo deixado de ser permitido o acampamento selvagem, por lei, os escuteiros tiveram a necessidade de procurar alternativas para montarem as suas tendas e realizarem actividades. E foi assim que nasceu a QE, localizada na Rua da Marialinha, na Batalha. Foi há 30 anos que foram adquiridos cerca de quatro hectares da Quinta do Sobrado, com o intuito de ser criado um campo escutista.

Todos estes espaços têm de ter um tema, e o desta Quinta é a componente ambiental e a formação de dirigentes. Dispõe de um Centro de Acolhimento e Formação Ambiental (CAFA), inserido numa estrutura construída a partir de tijolos reutilizados, que serve para acantonamentos e pretende ser um espaço de educação ambiental.

Além disto, dispõe ainda de uma capela, equipamentos de aventura e uma torre para observação de aves. Existe a preocupação de, em cada actividade realizada, existir uma componente pedagógica e educativa. Além das actividades dentro do espaço, há algumas realizadas fora do recinto, tais como percursos pedestres, acções no Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota ou em Porto de Mós.

A diversidade paisagística e natural que caracteriza este campo escutista é uma conquista da Quinta do Escuteiro: “a natureza tomou conta deste lugar e fez despontar, espontaneamente, cerca de 80% destas árvores”, explica Humberto Dias, secretário regional de Acção Externa da QE.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.