Sociedade

Querida, o patrão contratou um robô

4 mai 2017 00:00

Algumas fábricas da região já trabalham com máquinas inteligentes. Uma revolução sem precedentes.

querida-o-patrao-contratou-um-robo-6382

Se acha difícil arranjar trabalho, prepare-se para um cenário ainda mais competitivo, porque robôs e máquinas inteligentes vão provocar uma revolução nas empresas. Não comem, não dormem, não tiram férias e fins-de-semana, não precisam de intervalos para fumar e garantem turnos de 24 sobre 24 sem exigir o pagamento de horas extraordinárias. Coisa do futuro distante? Pelo contrário, está a acontecer hoje – e as estimativas do Fórum Económico Mundial admitem a destruição de 7 milhões de empregos no horizonte até 2020. A solução passa por mais formação ao longo da vida ou mesmo por um novo modelo de sociedade.

Este jornal que lhe chega às mãos, como a maioria dos jornais no mundo, é produzido todas as semanas por pessoas reais, que alimentam a edição em papel e a mais recente versão digital. Mas gigantes da comunicação como o Washington Post e a Associated Press já recorrem a robôs para escrever notícias, por exemplo, durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, nas análises da bolsa de valores e nas jornadas da minor league de basebol.

Tudo o que o humano faz, a máquina faz melhor. Mais tarde ou mais cedo. Quem o lembra é Sebastian Thrun, um antigo executivo da Google que ajudou a desenvolver veículos sem condutor. E a realidade começa a confundir-se com a ficção também no sector dos transportes, muito além da angústia dos taxistas: a Uber tem na estrada uma frota de automóveis sem motorista, enquanto a subsidiária Otto entregou no ano passado 50 mil garrafas de cerveja num camião autónomo.

Tudo parece possível. Dos restaurantes automáticos em Londres à loja Amazon Go em Seattle, onde o cliente abastece e sai, com o custo a ser debitado na conta bancária, sem filas nem operadores de caixas registadoras. Muito mais perto, a indústria de moldes da Marinha Grande, que tem das fábricas mais avançadas em Portugal, já deu o passo em frente para as células de fabricação automática controladas por robôs. 

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.