Desporto

Quem tem um Mr. Miyagi em casa só pode querer ser Karate Kid

4 fev 2016 00:00

O karateca de Pombal Miguel Diz disputa no Chipre, a partir desta sexta-feira, o Campeonato da Europa de sub-21.

quem-tem-um-mr-miyagi-em-casa-so-pode-querer-ser-karate-kid-2994

O tom suave da voz inspira tranquilidade, como se nada nem ninguém o conseguisse tirar do sério. Os movimentos harmoniosos indicam que estamos perante alguém que domina de forma absoluta tudo o que faz.

É Miguel Diz, que a partir desta sexta-feira vai estar em Limassol, Chipre, a defender as cores lusas no Campeonato da Europa de sub-21, em karate. Prognósticos? Só depois de os karatecas saírem do tatami. Mas uma coisa é certa. Ele quer deixar marca!

Miguel, 18 anos. é o filho do karate, sem tirar nem pôr. O pai, a mãe foram karatecas, mas já lá vamos. Fomos conhecer o rapaz e perguntámos-lhe se alguma vez necessitou de usar uma técnica da arte marcial.

Resposta polida. “O karate desenvolve muitas características, designadamente a atenção, a calma, a persistência e o trabalho. E essas são características que são muito importantes na minha vida de estudante”, enfatizou.

Tivemos de ser mais acutilantes. Nunca precisou de aplicar um golpezito a alguém que o importunou? Sorriso. “Ainda não foi necessário. Sou amigo dos meus amigos, eles sabem que levo tudo com tranquilidade. Por isso, nunca houve qualquer problema.”

Esta será a quinta grande competição internacional do atleta de Pombal. Nos últimos anos esteve em dois Mundiais – disputados em Espanha e na Indonésia – e outros tantos Europeus – em Portugal e na Suíça. Os objectivos estão bem definidos.

“Quero poder ser uma referência a nível mundial e tenho ambições de ser medalhado”, salientou Miguel Diz. Já? “Estou a trabalhar para isso. Mais tarde ou mais cedo, acredito que vai acontecer.”

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.