Viver

Quem, quantos e o que fazem os artistas de Leiria?

26 out 2018 00:00

Forum | Sábado, às 9:30 horas, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, em Leiria

Colocar os artistas e agentes culturais a falar entre si, conhecendo- se e ao seu trabalho, de modo a criar uma “rede social” de criativos de Leiria.

É este um dos grandes objectivos do Vias alternativas – Conversas sobre o estado das artes em Leiria, que acontece no dia 27, sábado, a partir das 9:30 horas, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS).

Em 2016, numa conversa entre o encenador Andrzej Kowalski e alguns amigos surgiu a ideia de fazer um documentário sobre o que significa ser-se Artista de Província. O primeiro passo, foi criar uma lista com todos os criativos e agentes ligados à cultura originários de Leiria ou da área à volta.

Com surpresa, verificaram a grande quantidade de “pessoas de Leiria”, cuja vida gira à volta da criatividade e artes e, dois anos depois, a primeira ideia metamorfoseou- se, pela mão de Andrzej Kowalski, de Gil Campos e de Luís Mourão, numa oportunidade de promover o diálogo entre os agentes culturais.

O encontro, que é “apartidário, descomprometido e focado no encontro dos cidadãos”, conta com o apoio do JORNAL DE LEIRIA e do Instituto Politécnico de Leiria. João Maria André (foto) dará início aos trabalhos com a comunicação Políticas Culturais Fora dos Grandes Centros Urbanos e, após a reunião em grupos de debate, Catarina Selada irá falar sobre o Potencial das Artes na Economia e na Qualificação dos Territórios.

A entrada é livre, embora se solicite a inscrição através do endereço electrónico estadodasartes@ jornaldeleiria.pt ou 244 800 400.