Sociedade

Queimada descontrolada obrigou à intervenção de 40 elementos em Monte Real

27 mar 2021 20:40

Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil alerta para um aumento dos índices de risco de incêndio até à próxima quarta-feira

queimada-descontrolada-obrigou-a-intervencao-de-40-elementos-em-monte-real
Incêndio foi rapidamente extinto
Ricardo Graça/Arquivo

Uma queimada que se descontrolou num terreino agrícola, em Monte Real, no concelho de Leiria, levou à intervenção de 40 elementos dos bombeiros e autoridades.

Segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Leiria, o alerta para o incêndio ocorreu pelas 18:46 horas, estando às 19:50 horas já em fase de rescaldo.

Nunca houve habitações em risco, nem há registo de feridos, adiantou a mesma fonte.

Às 20:56 estavam no local 29 elementos, apoiados por oito veículos.

A Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) emitiu um aviso à população, de acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para as próximas 48 horas quando se prevê um quadro meteorológico de tempo seco, com aumento gradual dos valores de temperatura máxima e vento de quadrante Leste.

O aviso alerta para humidade relativa baixa durante a tarde e subida da temperatura nos dias 27 e 28 Março, com acentuada amplitude térmica, devendo manter-se até ao dia 1 Abril.

Este cenário meteorológico traduz-se num aumento dos índices de risco de incêndio até à próxima quarta-feira, dia 31 de Março, com condições favoráveis à rápida propagação de incêndios, refere o aviso.

A ANEPC recorda que a realização de queimadas extensivas só é permitida após autorização da autarquia local.

Para os locais onde o índice de risco temporal de incêndio seja de nível muito elevado ou superior, a queima de matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração, está também sujeita a autorização da autarquia local, devendo esta definir o acompanhamento necessário para a sua concretização, tendo em conta o risco do período e zona em causa.