Sociedade

Quatro municípios da região com 100% de água segura

12 ago 2016 00:00

Relatório de 2015 da entidade reguladora.

quatro-municipios-da-regiao-com-100-de-agua-segura-4802

A água da rede pública que corre nas torneiras da região (distrito de Leiria e concelho de Ourém) atingiu, no ano passado, qualidade de “excelente”, com níveis de água segura entre os 97 e os 100%. Em Alcobaça, Alvaiázere, Bombarral e Pedrógão Grande, todas as análises efectuadas em 2015 cumpriram a totalidade dos indicadores, chegando, por isso, aos 100% de água segura.

Os dados constam do relatório anual sobre controlo e qualidade da água para consumo humano, divulgado, na semana passada, pela Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR). De acordo com esse documento, em 2015, foram realizadas 18.910 análises à água distribuída nos 17 concelhos da região, sendo que em apenas 88 (0,4%) houve registo de incumprimentos dos valores paramétricos, sem, contudo, comprometer a protecção da saúde humana.

Segundo o relatório, Batalha, Caldas da Rainha, Leiria, Marinha Grande, Óbidos, Ourém, Pombal e Porto de Mós registaram níveis de cumprimento acima dos 99%, enquanto em Ansião, Figueiró dos Vinhos, Nazaré e Peniche esse valor ultrapassou os 98%. Só Castanheira ficou abaixo dessa percentagem, embora bastante próxima (97,8%).

A nível nacional, os dados revelam que, em 2015, Portugal chegou, pela primeira vez, aos 99% de água segura, de acordo com os critérios internacionais. “Passámos de uma qualidade muito boa para uma situação de excelência”, afirmou à agência Lusa Luís Simas, director do Departamento de Qualidade da Água da ERSAR. O dirigente explicou ainda que, dos casos de incumprimento detectados, 80% “são parâmetros indicadores e que não afectam directamente a saúde”. Os restantes “referem-se a parâmetros obrigatórios que [acontecem] pontualmente, por características das origens da água ou porque o tratamento não funcionou com a eficiência que deveria ter funcionado e, quando [são] detectados, a entidade gestora está obrigada a corrigi-los”, esclarece Luís Simas.