Sociedade

Quatro ministros no encontro de investidores da diáspora a realizar em Fátima

15 dez 2022 13:00

Encontro começa hoje e contará com cerca de 800 participantes, sobretudo empresários da diáspora.

quatro-ministros-no-encontro-de-investidores-da-diaspora-a-realizar-em-fatima
Encontro vai decorrer no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima
DR

Fátima acolhe, a partir desta quinta-feira, dia 15, e até sábado, os Encontros 2022 do Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora, que contarão com a presença de quatro ministros, dez secretários de Estado e centenas de investidores da diáspora. Está também confirmada a participação da Comissária Europeia para a Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, que intervirá no painel intitulado Políticas de coesão e reformas no quadro 2030, a realizar na manhã de sábado, dia 17

Hoje, ao final da tarde, decorrerá a recepção aos participantes e a abertura de exposições. A sessão de abertura está marcada com as 9 horas de amanhã, dia 16, com intervenções do ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, e da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, entre outros oradores.

Segue-se um painel subordinado ao tema Estratégias de política da economia e agricultura no quadro 2030, com a participação da ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes, e do ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva.

Sob o lema Investimento da Diáspora, um investimento com marca, o evento decorrerá no Centro Pastoral Paulo VI e pretende “valorizar o potencial económico das comunidades portuguesas na sua relação com as terras de origem em Portugal, quer no plano do investimento directo, da inovação e da criação de emprego, quer no plano do apoio à exportação de produtos nacionais para os países e regiões da diáspora”.

Ao longo dos dois dias – esta quinta-feira haverá apenas a recepção aos participantes – haverá conferências e actividades que ajudarão o investidor a “reunir informações relevantes e necessárias para a implementação do seu projecto empresarial em Portugal”.

A edição de 2022 é coorganizada pela Câmara Municipal de Ourém e Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.