Sociedade

Quase três mil árvores plantadas junto às margens do Lis e do Lena

8 jan 2020 16:25

Iniciativa, a realizar este sábado e no próximo, está associada ao Leiria Run, prova desportiva que acontece todos os anos em Maio.

quase-tres-mil-arvores-plantadas-junto-as-margens-do-lis-e-do-lena

Realiza-se este sábado, dia 11, a primeira de duas acções de plantação de quase três mil árvores junto às margens dos rios Lis e do Lena, uma iniciativa associada ao Leiria Run, prova desportiva que acontece todos os anos em Maio. A segunda acção acontecerá no sábado seguinte, dia 18.

A decorrer entre as 9:30 e as 12:30 horas, o ponto de encontro no primeiro dia é junto ao Cinema City e o local de concentração no dia 18 é nas Hortas Verdes, na Urbanização da Gordalina.

Em comunicado, a Câmara de Leiria adianta que as árvores a plantar são amieiros, freixos e salgueiros, por se tratar de “espécies propícias a esta altura do ano e adequadas para ambos os locais”.

Naquela nota, a Autarquia explica ainda que a iniciativa decorre da última edição do Leiria Run de 2019, na qual foi calculada a pegada carbónica em resultado da deslocação dos participantes para a prova. “As plantações são a medida compensatória pelo carbono emitido e a contribuição do evento para a melhoria da qualidade do ambiente”, acrescenta a Câmara.


O Leiria Run está associado ao Sê-Lo Verde, sendo considerada uma prova amiga do ambiente, pela adopção de medidas que visam a sensibilização e a prática de hábitos ambientais, como seja a oferta de uma garrafa reutilizável aos participantes na corrida.