Viver

Quase 800 pessoas assistiram à 3.ª edição do Leiria Film Fest

24 mar 2016 00:00

quase-800-pessoas-assistiram-a-3a-edicao-do-leiria-film-fest-3496
Jacinto Silva Duro

À terceira edição, depois de um ano de interregno, o Leiria Film Fest (LFF) regressou com filmes de qualidade redobrada tendo passado 20 películas seleccionadas, de entre as 344 a concurso, vindas de 62 países.

O filme de animação #Lingo, um trabalho do mestrado de Ilustração e Animação do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, realizado pelo português Vicente Niro, foi a sensação da noite da gala de encerramento, arrecadando dois prémios: Melhor Curtametragem de Animação Nacional e Prémio do Público.

“A organização está de parabéns e fico muito feliz por um filme de animação ter tido toda esta atenção”, disse o cineasta ao receber o prémio.

Em destaque esteve também o jovem cineasta de Figueiró dos Vinhos, Rafael Almeida, que venceu o prémio para Melhor Filme Leiriense no LFF, com a curta- metragem Demência, de 2014, que no MOTELx 2014, foi considerada a Melhor Curta de Terror Portuguesa.

“Este filme retrata as experiências de um jovem confinado às quatro paredes de uma casa, enquanto sucumbe à loucura.

Num ambiente claustrofóbico, perdido no tempo, o jovem perde pouco a pouco a sua sanidade mental, enquanto se torna mais um elemento daquele espaço sombrio”, explica o realizador.

Adivinha-se que Rafael Almeida possa vir a ser um dos nomes a reter nos caminhos futuros do cinema nacional.

Há duas semanas, estreou Que é Feito dos Dias na Cave, uma curta-metragem sobre uma tentativa de fuga dos labirintos de um hospital psiquiátrico, abrindo a selecção nacional no Fantasporto e, com o mesmo filme, arrecadou oito prémios, dos 11 atribuídos pela edição deste ano do...

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo