Desporto

Quando Massimo é Totti e Totti é o máximo

12 mai 2017 00:00

É em Leiria que reside há sete anos Massimo Fortese, um italiano que é a cara chapada de Francesco Totti, um ícone do futebol transalpino e mundial. São quase duas décadas de confusões, trocas e muitas histórias para contar

quando-massimo-e-totti-e-totti-e-o-maximo-6453

O anúncio surgiu durante a semana passada, pela voz do novo director desportivo da Roma. Francesco Totti vai abandonar os relvados no final da temporada, mas Massimo Fortese não quer acreditar que tudo tem um fim.

“Já podia ter acabado o ano passado, tem quase 41 anos e contrato por seis anos como dirigente, mas enquanto não for ele a dizer, simplesmente não acredito.” Mas se o jogador pendurar de facto as chuteiras, Massimo vai ficar “muito triste”.

Porquê? Se olhar para as fotos que acompanham este texto vai perceber do que estamos a falar. É que ele é a cara chapada de Totti, de 40. “Digo sempre que a jogar era melhor”, brinca o clone. A vida, essa, deu uma cambalhota quando esta parecença se tornou pública. E Massimo, que até era adepto do Inter de Milão, passou a torcer ferozmente pela Roma.

Quando entramos na geladaria Fior di Latte, aberta há sete anos, no centro de Leiria, por Massimo, percebemos que o rapaz levou as parecenças mesmo a sério e que vive aquele clube “todos os dias”. Fotos, fotos e mais fotos de e com o craque, bandeiras da Roma e camisolas autografadas por Totti preenchem as paredes do estabelecimento.

Enquanto nos conta as histórias loucas decorrentes desta coincidência, toca, em fundo, o hino dos giallorossi. Massimo não é apenas fã. Ele vestiu uma personagem que acabou por tomar-lhe conta da vida no dia em que se apercebeu de que era uma fotocópia de outro rapaz, também italiano, mas que por acaso era craque com os pés e começava a despontar num dos clubes da capital italiana.

O corte de cabelo é semelhante, como já era nos tempos em que Totti, mais jovem, usava longas melenas. Além da indumentária ser sempre relativa ao clube que ama, o corpo tem três tatuagens associadas ao clube da Loba Capitolina: uma do gladiador, como o capitano, o símbolo da Roma e outra com o número 10… já se sabe de quem.

Mas há mais: o filho de Massimo Fortese chama-se… Francesco, obviamente, e “é igual a Totti quando era bambino”, o que não admira. Sósia no Dragão Massimo perdeu a conta às “centenas” de vezes que nesta última década e meia foi confundido com Totti.

Foi inclusivamente à televisão italiana estar com Ilaria Blasi, a esposa do craque, que contou a Francesco que tinha um sósia. Hoje, “são amigos”. “Tenho algum contacto com ele. Tem uma vida muito cheia, com estágios, viagens, treinos, jogos e a família, mas é muito simples, muito divertido, sem vedetismos. Claro que não pode facilitar, mas sim, reconheceu imediatamente as semelhanças.”

Mas esta época, no Estádio do Dragão, antes do encontro para a pré-eliminatória da Liga dos Campeões entre o FC Porto e a AS Roma, aconteceu algo inédito.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.