Sociedade

Quando a nova vida das borras de café promove o envelhecimento activo

7 dez 2019 20:00

Junta de Alqueidão da Serra dinamiza projecto de economia circular.

quando-a-nova-vida-das-borras-de-cafe-promove-o-envelhecimento-activo
Há um novo ecoponto em Alqueidão da Serra. Chama-se borraponto e recolhe borras e cápsulas de café
Maria Anabela Silva
Maria Anabela Silva

Se passou recentemente em Alqueidão da Serra, no concelho de Porto de Mós, é provável que se tenha deparado com um novo ecoponto, o borraponto, um recipiente construído a partir da reutilização de bidões, que serve como ponto de recolha das borras e cápsulas de café.

O borraponto é a face mais visível de um projecto de economia circular que está a ser promovido pela Junta de Freguesia local, que visa a reutilização das borras de café para fins agrícolas e o encaminhamento das embalagens para a reciclagem. A par das preocupações ambientais, o projecto pretende também estimular o envelhecimento activo. Como? Já explicaremos.

Em fase de implementação encontra- se um projecto semelhante, que prevê a transformação de óleos usados em sabonete líquido e detergente para limpeza, através de uma parceria entre a Junta e uma empresa que trabalha nesta área. "É um sinal que damos enquanto freguesia preocupada com as questões da sustentabilidade ambiental", diz Filipe Batista, presidente da Junta, que gostaria de ver os projectos replicados noutras localidades.

O autarca explica que o BorraPonto tem como objectivo "reduzir o impacto ambiental negativo" causado pelo consumo "massificado" de café, nomeadamente, daquele que vem em cápsulas. O projecto, financiado em 25 mil euros p

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ