Sociedade

Quando a dor física alivia a dor psicológica

19 mar 2017 00:00

Comportamentos auto-lesivos em debate na Escola Superior de Saúde de Leiria.

quando-a-dor-fisica-alivia-a-dor-psicologica-6109

Um recente estudo da Universidade de Coimbra (UC) revela que 20% dos adolescentes já se envolveram em comportamentos auto-lesivos, pelo menos uma vez na vida. O estudo é do Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo-Comportamental, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da UC.

Na Escola Superior de Saúde do IPLeiria, durante o 2.º Congresso Internacional de Estudantes de Enfermagem, que decorreu nos dias 10 e 11 de Março, os comportamentos auto-lesivos e actos suicidas na adolescência foi um dos temas que esteve em cima da mesa.

José Carlos Santos, professor e enfermeiro Especialista em Saúde Mental e Psiquiatria, foi o orador que abordou esta temática, tendo apresentado, também, estudos realizados em anos anteriores, que evidenciaram que a maioria destes jovens não tem contacto com profissionais de saúde mental - "só 10 a 20% de adolescentes que se auto-lesaram foram ao hospital".

A maioria, pede ajuda somente depois de já ter praticado o acto auto-lesivo. Na investigação da UC, os resultados evidenciam que "as raparigas reportam mais comportamentos auto-lesivos que os rapazes", situando-se a faixa etária mais vulnerável em jovens entre os 15 e os 16 anos.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.