Economia

Quadrimóveis ganham adeptos entre as gerações mais jovens

28 nov 2021 15:05

Além do conforto e da segurança, dificuldade em obter carta de ligeiros é um dos motivos pelos quais muitos escolhem estes veículos.

quadrimoveis-ganham-adeptos-entre-as-geracoes-mais-jovens
Conforto e segurança são alguns dos atributos salientados por quem vende estes veículos
Ricardo Graça
Daniela Franco Sousa

“São comentários depreciativos e de quem se habitou a criticar tudo aquilo que é pequeno, só pelo facto de ser pequeno”, desvaloriza Paulo Santos, gerente da Quadripeças, que rejeita apelidos como “papa-reformas” ou “mata-velhos”, ainda atribuídos aos quadrimóveis. Isto porque estes micro-carros são seguros e tanto podem ser adquiridos à custa de uma reforma, de uma mesada como de outro rendimento qualquer, realça o responsável.

Com oficina e stand em Amor (Leiria) e um stand na Embra (Marinha Grande), a Quadripeças é concessionária do Ligier Group, comercializa veículos quadrimóveis na região, que são cada vez mais uma opção para gerações mais novas.

Para este grupo, o negócio teve o seu boom no final dos anos 90, quando este tipo de transporte chegou ao mercado português e, desde então, tem continuado a crescer. “Em 2012, o Legier Group vendia 40 carros novos num ano, em todo o País. Actualmente, vende 500”, compara Paulo Santos. “No total, vendi cerca de 100 veículos na região no último ano”, especifica o gerente da Quadripeças.

Há uma quantidade mais reduzida de compradores com idades acima dos 65 anos. A maior fatia do seu público são hoje pessoas em idade activa, entre os 25 e os 65 anos, explica Paulo Santos.

A esmagadora maioria dos quadrimóveis que circulam em Portugal são de dois lugares e podem ser conduzidos por quem tem mais de 16 anos e carta de ciclomotor de 50 centímetros cúbicos. São por isso requisitados por pais que querem conferir “autonomia” aos filhos, que assim, com “conforto e segurança”, podem até ir buscar o irmão &ag

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ