Sociedade

PSP recebeu 68 queixas de cibercrime este ano

19 nov 2020 10:16

Aumentam as denúncias de burla informática na região

psp-recebeu-68-queixas-de-cibercrime-este-ano
PSP recomenda atenção na forma como se compra e se socializa através da internet
DR
Daniela Franco Sousa

Desde o início deste ano, o Comando Distrital da PSP de Leiria recebeu 68 queixas de crimes informáticos, a que se somou ainda uma queixa relativa a devassa por meio informático e 17 queixas de burla informática e nas comunicações. De acordo com aquela fonte, este ano, entre as práticas criminosas mais comuns associadas ao cibercrime, registam-se a clonagem de cartões de crédito ou de débito e phishing.

Quanto às 17 denúncias de burla informática e nas comunicações, constituem um aumento face ao últimos anos. De acordo com o Comando Distrital da PSP de Leiria, em todo o ano de 2018 foram reportadas a estas autoridades nove queixas desta natureza, número que subiu para 15 em 2019. Já este ano, até final de Outubro, já tinham sido contabilizadas 17 queixas deste tipo.

“De uma forma geral a internet, se bem utilizada, é uma ferramenta útil de aprendizagem, informação e diversão”, frisa a PSP. “Existem, no entanto, alguns perigos a ter em conta para que a experiência da utilização da internet seja positiva e se previnam alguns dos perigos existentes ao utilizá-la”, nota a polícia.

Nessa medida, as autoridades deixam alguns conselhos de segurança na utilização segura da internet. Entre outras recomendações: apelam à atenção na escolha das passwords;

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ