Sociedade

PSP detém 11 pessoas na "Operação Família"

23 jul 2019 00:00

Apreendido quase um quilo de heroína.

psp-detem-11-pessoas-na-operacao-familia-10492

A PSP de Leiria deteve 11 pessoas suspeitas de tráfico de droga, o que poderá ter contribuído para pôr fim a uma rede que obteria lucros semanais na ordem dos milhares de euros.

No âmbito de uma investigação que durou cerca de um ano, a Esquadra de Investigação Criminal, da Divisão Policial de Leiria, desencadeou, entre as 15 horas de domingo e as 20 horas de segunda-feira, em várias localidades do distrito de Leiria e Lisboa.

Segundo o comissário André Antunes, responsável da Esquadra de Investigação Criminal da PSP de Leiria, a Operação família permitiu “desmantelar uma rede que estava a trabalhar há já algum tempo” e poderá ter “cessado a actividade criminosa” nos referidos distritos.

André Antunes revelou que o grupo teria “lucros que ascendiam aos milhares de euros semanalmente”.

“Tratava-se de um grupo com um grau de organização já bastante consolidado. Tinham hierarquias e funções dentro da cadeia da rede criminosa bem definidas, atuavam com bastantes cautelas e eram indivíduos conhecedores de algumas das técnicas de investigação e da operacionalização das questões policiais”, acrescentou o comissário.

O comissário acrescentou que “são pessoas que não andam nisto há um ou dois dias,”, mas faziam desta actividade “um modo de vida”.

A rede estava organizada e contava com vários colaboradores. “Não eram os patamares superiores que lidavam diretamente com os consumidores. Tinham ‘funcionários’ na sua dependência, que nas ruas faziam o escoamento do produto.”

A operação policial visou, sobretudo, o topo da hierarquia, referiu ainda André Antunes.

A maioria dos suspeitos, sem emprego conhecido, tem antecedentes criminais. “Alguns deles já estão referenciados anteriormente pela prática de crimes simulares e até já sofreram condenações.”

A operação policial desenrolou-se em Leiria, Batalha, Porto de Mós, Alcobaça, entre outras localidades da região, e a Área Metropolitana de Lisboa e Vila Franca de Xira, visando o cumprimento de diversos mandados de busca domiciliária e não domiciliária.

Foram detidas quatro pessoas em cumprimento de mandados e sete em flagrante delito pelos crimes de tráfico de estupefaciente e posse de arma ilegal, sendo três mulheres e oito homens, com idades compreendidas entre os 22 e os 56 anos.

A PSP apreendeu 823 gramas de heroína, que permitia a confecção de 8231 doses individuais, 20,16 gramas de haxixe (40 doses individuais), 7,8 gramas de cocaína (39 doses individuais) e produto indeterminado, para “diminuir a pureza do produto estupefaciente”.

A PSP apreendeu ainda mais de 27 mil euros, nove veículos, alguns de alta cilindrada, balanças de precisão, duas pistolas, uma espingarda, dois sabres; munições e telemóveis.

Na operação policial estiveram empenhados cerca de 60 elementos policiais, a maioria da estrutura de investigação criminal da PSP das diversas subunidades do Comando de Leiria, com apoio da Unidade Especial de Polícia e do Comando Metropolitano de Lisboa.

Oito dos detidos foram levados esta tarde para o Tribunal Judicial de Leiria, a fim de serem sujeitos a primeiro interrogatório para serem aplicadas as medidas de coacção. Os restantes detidos são suspeitos de “crimes menores”, pelo que foram libertados e notificados para se apresentarem no tribunal.