Sociedade

PSP de Leiria trava assaltos a residências com ajuda de populares

16 jul 2022 11:42

Suspeitas ficaram em prisão preventiva

psp-de-leiria-trava-assaltos-a-residencias-com-ajuda-de-populares
Populares alertaram polícia para assaltos
Ricardo Graça/Arquivo

Duas mulheres estrangeiras foram detidas por suspeita de furtos em residências, em Leiria.

O Comando Distrital da PSP de Leiria informa que, na tarde de quinta-feira, a Esquadra de Investigação Criminal (EIC) de Leiria procedeu à detenção fora de flagrante delito de duas cidadãs denacionalidade estrangeira, por estarem fortemente indiciadas por vários crimes de furtos qualificados no interior de residências na região de Leiria.

Segundo a PSP, o alerta foi dado por populares, na quinta-feira, pelas 11:30 horas, que denunciaram que as suspeitas "se estariam a preparar para cometer algum ilícito num dos edifícios habitacionais da Avenida Adelino Amaro da Costa, em Leiria".

A PSP mobilizou de imediato para o local os meios policiais necessários, tendo as suspeitas sido interceptadas e conduzidas às instalações policiais.

As mulheres tinham na sua posse diversos objectos que lhes foram apreendidos por terem sido usados na prática dos crimes, nomeadamente dois artefactos em plástico utilizados na abertura de portas das habitações, uma mala, uma tesoura, uma meia, dois bonés, dois telemóveis e 65 euros em dinheiro.

"Das diligências efectuadas, apurou-se que as suspeitas se encontravam referenciadas noutros ilícitos do género ocorridos na região, pelo que foi possível recolher os indícios probatórios suficientes, para, em estreita articulação com o Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) do Ministério Público de Leiria, promover à sua detenção fora de flagrante delito", refere a nota da PSP.

Após terem sido presentes a primeiro interrogatório no Tribunal de de Leiria, o juiz de instrução criminal aplicou-lhes a medida de coacção de prisão preventiva.

"A PSP enaltece a colaboração proactiva das pessoas que comunicaram a ocorrência, pois ajudaram na prevenção criminal e na garantia do sentimento de segurança da população."

Neste período de férias, a PSP recomenda "cuidados redobrados para prevenir os furtos em residências, nomeadamente através do fecho das respectivas portas e janelas, e recorrendo, se necessário,ao programa da PSP Férias em Segurança”.