Sociedade

PSP alerta para condicionalismos no trânsito durante Taça da Liga

22 jan 2023 14:50

Mensagens de racismo ou xenófobas não serão toleráveis

psp-alerta-para-condicionalismos-no-transito-durante-taca-da-liga
Conferência de imprensa sobre segurança da final four realizou-se hoje
Liga Portugal

Durante os jogos das meias-finais e final da Taça da Liga a cidade de Leiria estará condicionada em diversas vias. Na terça e quarta-feiras, dias em que Sporting e Arouca e FC Porto e Académico de Viseu disputam um lugar na final, os constrangimentos ao trânsito far-se-ão sentir a partir das 15 horas.

A PSP de Leiria aconselha aos automobilistas que usem as circulares externas. Nos dias dos jogos, será montado um perímetro alargado junto ao estádio de Leiria.

O acesso a serviços, nomeadamente ao Orfeão de Leiria, que se situa 'paredes meias' com o estádio estará interdito. No entanto, o subintendente Abel Batalha afirma que a polícia será sensível a quem terá de ir buscar os filhos, que estarão a ter aulas no conservatório.

"Houve e haverá informação sobre as restrições e impedimentos junto dos serviços. A cidade está habituada a ter muitos eventos e este é mais um que vem enriquecer Leiria. Todos os serviços que ficam mais lesados, haverá uma sensibilidade e indicação de alternativa por parte da PSP", assume o subintendente.

O responsável garantiu ainda que a PSP será “intolerante a atos de violência” e a “mensagens de cariz racista e xenófobas”, nos jogos da ‘final four’ da Taça da Liga, que decorrem Leiria, nos dias 24, 25 e 28 de Janeiro.

Segundo Abel Batalha, aquela força policial estará ainda especialmente atenta à entrada de material pirotécnico, para que “seja criado um bom ambiente em torno deste evento”.

“O perímetro exterior só será de controlo bilhético, na zona da segurança haverá revistas aleatórias e na entrada das portas todos serão revistados. Ninguém passará sem ser revistado. Os adeptos estão a ser monitorizados pelas valências da PSP, para nãos sermos surpreendidos”, afiançou Abel Batalha.

A PSP estará ainda atenta e trabalhará em colaboração com a Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto para garantir que os adeptos que estão proibidos de entrar em estádios de futebol não o façam.

O plano de segurança envolve “todas as valências da PSP”, assegurou o subintendente, sem especificar quais.

O dispositivo de segurança envolve PSP, GNR, segurança privada, emergência médica, bombeiros, Cruz Vermelha e serviço de protecção civil do Município de Leiria, tendo como objetivo garantir que o evento, que se realiza pela terceira vez consecutiva em Leiria, seja um “verdadeiro hino ao futebol”, salientou o subintendente da PSP de Leiria.

Nos dias dos jogos serão criados dois perímetros de segurança, sendo que o primeiro abrirá às 15 horas para verificação inicial de acesso. “Só entra quem estiver munido de bilhete”, explicou o director de segurança da Liga Portugal, Roberto Domingos.

Já dentro da área circundante ao estádio, haverá uma “revista aleatória”, sendo que todos os adeptos serão depois revistados à entrada do complexo desportivo.

A abertura de portas para acesso ao estádio ocorre duas horas antes do jogo, ou seja, pelas 15:45.

Roberto Domingos explicou que os adeptos das equipas das meias-finais entram por zonas diferentes. Assim, nas duas meias-finais, a zona Poente (portas 5,6,7 e 8) está reservada aos adeptos do Arouca e Académico de Viseu, nos respetivos dias de jogo.

O lado Nascente (portas 1, 2, 3 e 4) ficam para os apoiantes do Sporting e FC Porto, nos dias respectivos das suas meias-finais

“É um espectáculo que queremos seguro. Queremos que as famílias venham para desfrutar do mesmo”, salientou o diretor de segurança da Liga.

Abel Batalha assegurou ainda que a segurança estará por toda a cidade, cujo centro – onde está a ‘fan zone’ - é policiado também com recurso a videovigilância.

A PSP aconselha ainda a não adquirir bilhetes a desconhecidos para evitar burlas, não deixar objectos à vista no interior das viaturas e a manter as carteiras junto ao corpo nos aglomerados.