Sociedade

PSD pede valorização de piscina natural na Caranguejeira

2 ago 2018 00:00

Leiria não tem quaisquer praias fluviais, embora tenha sido prevista uma nos planos do Polis para o centro da cidade.

psd-pede-valorizacao-de-piscina-natural-na-caranguejeira-9031

A concelhia de Leiria do PSD defende a requalificação e valorização do designado Olho do Vale Sobreiro, uma nascente de água localizada na freguesia de Caranguejeira, utilizada, ao longo de décadas, como piscina natural.

Em comunicado, a estrutura liderada por Álvaro Madureira considera que a Câmara, em articulação com a Junta, deve promover a realização de um estudo hidrogeológico da zona, a aquisição das áreas envolventes e o melhoramento da piscina natural.

Os sociais-democratas propõem ainda a criação de um parque de lazer, o melhoramento dos acessos e do estacionamento e a elaboração de “um roteiro hidrogeológico e histórico integrado” com o Lapedo.

O Olho do Vale Sobreiro é uma exsurgência de água, localizada na margem direita da Ribeira de Vale Sobreiro. Esta nascente de água forma uma lagoa, cujo caudal se mantém praticamente constante ao longo do ano, sendo usada como piscina pela população local e das aldeias vizinhas. A limpeza tem sido assegurada por alguns populares, “num exemplo de boa cidadania”.