Sociedade

PSD denuncia estado "catastrófico" do SNS no distrito

16 out 2023 20:08

Distrital social-democrata lamenta o "agudizar" da situação registado nos últimos meses, que deixou "dezenas de milhares" de pessoas sem médico de família

psd-denuncia-estado-catastrofico-do-sns-no-distrito
Distrital do PSD fala de um "cenário catastrófico, nunca antes vivido", nos centros de saúde do distrito
Ricardo Graça

"Catastrófico" é a expressão utilizada pela distrital do PSD para classificar o estado do Serviço Nacional de Saúde (SNS) no distrito, onde existem actualmente "dezenas de milhares" de pessoas sem médico de família. Só no concelho de Leiria são "mais de 40 mil" utentes nessa situação, denunciam os sociais-democratas.

Entretanto, os deputados do PSD na Assembleia da República eleitos pelo círculo de Leiria dirigiram 14 perguntas ao ministro Manuel Pizarro relativas à situação da saúde em 14 dos 16 concelhos do distrito. De foram, ficaram apenas Batalha e Pedrógão Grande.

Naquela nota de imprensa, a distrital do PSD, liderada por Hugo Oliveira, salienta que a falta de médicos de família verifica-se "praticamente em todos os concelhos do distrito" e que a situação "se tem vindo a agudizar" nos últimos meses.

"Dia após dia, mês após mês, há mais leirienses sem médicos de família", denunciam os sociais-democratas, considerando que o SNS "não é já hoje um serviço universal", mas sim "um serviço dos que ainda têm a sorte de ter médico de família e de serem atendidos nos hospitais públicos"

"Nunca o acesso à saúde esteve a funcionar tão mal no distrito de Leiria e também no País", acusa a distrital do PSD, que fala de um "cenário catastrófico, nunca antes vivido", que levou os deputados do partido a questionarem o ministro da saúde.

Os parlamentares do PSD confrontam a tutela, por exemplo, com o caso de Óbidos, onde "faltam seis dos sete médicos necessários", ou de Leiria onde mais de 40 mil utentes entre 143 mil inscritos" estão sem médico de família. Neste concelho, nas freguesias de Bajouca, Milagres, Ortigosa, Regueira de Pontes, Colmeias, Bidoeira de Cima e Santa Eufémia "não há qualquer clínico", enquanto no Coimbrão e as uniões de freguesia de Monte Real e Carvide e de Monte Redondo e Carreira "estão em risco disso, se não houver intervenção a tempo", alerta a distrital social-democrata.

"Está na hora do ministro da Saúde e o Governo serem minimamente competentes e sérios e darem uma resposta efectiva, rápida e eficaz aos milhares de leirienses que desesperam com o estado da saúde do norte ao sul do distrito", conclui o comunicado do PSD.