Sociedade

PSD critica Governo por redução de portagens não incluir A13

21 jul 2016 00:00

Redução de portagens no interior, anunciada esta semana pelo Governo, não contempla os concelhos do Norte do distrito.

psd-critica-governo-por-reducao-de-portagens-nao-incluir-a13-4681

Anunciada esta semana pelo Governo, a redução de portagens no interior do País não irá abranger a A13, que atravessa os concelhos de Alvaiázere, Ansião e Figueiró dos Vinhos. Esta exclusão é criticada pela distrital de Leiria do PSD que, em comunicado, expressa a “perplexidade” por a via não ser contemplada pelo regime de desconto.

Entretanto, os deputados do PSD eleitos pelo círculo de Leiria já solicitaram esclarecimentos sobre o assunto ao ministro do Planeamento e das Infra-Estruturas, Pedro Marques.

“A Comissão Política Distrital de Leiria do PSD está indignada com esta discriminação negativa dos territórios de baixa densidade do distrito de Leiria, uma vez que a medida avançada pelo Governo de redução do valor das portagens exclui o troço da A13”, pode ler-se na nota de imprensa emitida pela estrutura social-democrata, presidida por Rui Rocha

O comunicado frisa que a A13 se encontra dividida em dois troços, “ainda não ligados entre si”. Um primeiro que faz a ligação entre a Marateca e Almeirim, já construído há cerca de 11 anos, e o segundo, concluído em 2014, que está integrado na subconcessão do Pinhal Interior e liga o Entroncamento a Coimbra, passando em concelhos como Ferreira do Zêzere, Alvaiázere, Ansião, Figueiró dos Vinhos, Penela ou Miranda do Corvo.

“A A13 é, pois, uma via que pode assumir uma enorme relevância para conferir competitividade a estes territórios que enfrentam de forma premente o drama do despovoamento, da quebra do investimento, da falta de oportunidades para os mais jovens neles se fixarem”, defendem os sociais-democratas.

A distrital lamenta, por isso, que “ao invés de apresentar preços de portagem que reflictam a necessidade de conferir vantagens competitivas a estes territórios e aos cidadãos que neles habitam”, a A13 apresente “um dos custos médios por quilómetro mais elevados do país para os seus utilizadores”.

Face a isso, o PSD de Leiria quer saber quais os motivos invocados para que o troço da A13, integrado na subconcessão do Pinhal Interior, não seja considerado na política de redução do valor das portagens das autoestradas do interior.

A concelhia de Figueiró dos Vinhos do PSD emitiu também um comunicado onde de associa e “reitera a posição tomada pela Distrital de Leiria na crítica que faz ao Governo pela exclusão da A13 na redução das portagens das autoestradas do interior”.