Sociedade

PS do distrito quer António Sales como cabeça-de-lista

3 dez 2021 10:44

No PSD, a distrital aprovou a lista com os nomes indicados pelas concelhias. A de Leiria propôs Álvaro Madureira.

ps-do-distrito-quer-antonio-sales-como-cabeca-de-lista
Nas últimas legislativas, António Sales foi número três da lista por Leiria. Agora, subirá a número um
Ricardo Graça
Maria Anabela Silva

Está a entrar na recta final o processo de escolha dos candidatos a deputados do PS e do PSD pelo distrito.

António Sales, secretário de Estado Adjunto e da Saúde é dado como certo no primeiro lugar da lista dos socialistas. Foi, aliás, o nome pedido pela Federação Distrital e pelos presidentes de câmara eleitos pelo partido.

No PSD, a Comissão Política Distrital aprovou, na terça-feira, a lista dos nomes indicados pelas concelhias, sendo que na capital de distrito a escolha da estrutura local recaiu no seu presidente, o vereador Álvaro Madureira.

Quanto ao cabeça-de-lista do PSD a escolha está reservada a Rui Rio, reeleito presidente do partido no passado sábado. Há, entre os sociais-democratas, quem aponte como hipótese Feliciano Barreiras Duarte, nome próximo do Rio, mas, ao que o JORNAL DE LEIRIA apurou, essa é uma hipótese remota, tendo em conta as divisões que a escolha provocaria no distrito.

Do lado do PS, Walter Chicharro, presidente da federação, confirma que a estrutura que lidera solicitou à nacional do partido a escolha de António Sales como cabeça-de-lista, um pedido subscrito também por “todos” os presidentes de câmara eleitos pelo partido no distrito.

“O Dr. Sales é uma grande referência no distrito e alguém como proeminência nacional pelo fantástico trabalho que tem feito no Ministério da Saúde, em particular nestes dois anos de pandemia, mas não só”, afirma Walter Chicharro.

O dirigente socialista está, por isso, convicto que o secretário-geral do PS, António Costa, a quem cabe a última palavra na escolha do cabeça-de-lista, “subscreverá o racional” que levou a federação a indicar o nome do ainda secretário de Estado. “É de elementar justiça”, conclui o líder dos socialistas no distrito.

A confirmar-se a escolha, António Sales subirá dois lugares na lista, comparando com 2019, ano em que os socialistas apresentaram como número um pelo distrito Raul Castro, então presidente da Câmara de Leiria, que viria a deixar o lugar de deputado depois de conquistar a liderança do Município da Batalha em Setembro último.

Os nomes a indicar pela federação serão aprovados no próximo dia 9, em reunião da Comissão Política Distrital. Ao que o JORNAL DE LEIRIA apurou, Raul Testa, actual vice-presidente da federação, deverá seguir em lugar elegível, provavelmente o terceiro, devendo a segunda posição ser ocupada por uma mulher indicada pela nacional, que, à semelhança do que aconteceu em 2019, poderá ser Elza Pais.

De fora da lista do PS ficará João Paulo Pedrosa que, nas últimas legislativas, seguiu na quarta posição, mas que deixou a Assembleia da República para assumir a função de director do Centro Distrital da Segurança Social.

Hugo Oliveira em segundo no PSD

No PSD, Hugo Oliveira, actual deputado e presidente da distrital, que nas eleições internas do partido não manifestou apoio a nenhum dos candidatos, tem lugar garantido, prevendo-se que seja o número dois da lista, como aconteceu em 2019.

Ao que o JORNAL DE LEIRIA apurou, em posição elegível estarão também Olga Silvestre (Porto de Mós) e João Marques (Pedrógão Grande), actuais deputados que têm sido fiéis a Rui Rio nas várias disputas internas em que o presidente do PSD esteve envolvido pela liderança do partido.

A dúvida maior estará no quinto lugar, que é elegível. Um dos nomes apontados para essa posição é Sofia Carreira, ex-presidente da Junta de Freguesia de Marrazes, que foi indicada para a lista pelos TSD (Trabalhadores Sociais-Democratas). No entanto, segundo o JORNAL DE LEIRIA apurou, haverá uma certa pressão das estruturas nacionais para que o lugar seja ocupado por Álvaro Madureira.

Da lista aprovada, por ordem alfabética, pela distrital do PSD, a partir das indicações das concelhias, constam, além dos nomes já referidos, Álvaro Madureira e Maria do Carmo Saraiva (Leiria), Paulo Inácio (Alcobaça), Jorge Cancelinha e Célia Freire (Ansião), André Loureiro (Batalha), João Carlos Duarte (Bombarral), Alda Carvalho (Castanheira de Pera), Luís Filipe Silva (Figueiró dos Vinhos), Carlos Caetano (Marinha Grande), Ricardo Ribeiro (Óbidos), Filipe Sales (Peniche), João Santos (Pombal e JSD).

O círculo eleitoral do distrito de Leiria elege dez deputados. Nas últimas legislativas, o PSD conseguiu cinco lugares, o PS quatro e o Bloco de Esquerda um.

João Moura voltará a ser número dois por Santarém

Presidente da Assembleia Municipal de Ourém e actual deputado, João Moura deverá ser o número dois da lista do PSD por Santarém, repetindo a posição que ocupou em 2019. A lista da distrital, estrutura liderada pelo próprio João Moura, foi aprovada esta semana, “já ordenada”. Como cabeça-de-lista é sugerida Isaura Morais, deputada e antiga presidente da Câmara de Rio Maior, que já tinha sido a número um da lista por Santarém nas últimas eleições legislativas.