Sociedade

"Prove Leiria Doçaria" espera mais de 10 mil visitantes

19 out 2017 00:00

Entre amanhã e domingo no Mercado Sant'Ana, em Leiria.

prove-leiria-docaria-espera-mais-de-10-mil-visitantes-7396

Milhares de brisas do Lis, showcooking com chefs convidados, música e animação são alguns dos ingredientes do Prove Leiria Doçaria, que se realiza entre amanhã e domingo no Mercado de Sant’Ana, num evento que “durante três dias faz de Leiria a cidade mais doce do País”.

De acordo com a Câmara de Leiria, a ambição para a edição deste ano é superar o número de visitantes do ano passado, 10 mil, num certame que conta com a participação de vários produtores da região que, além das incontornáveis Brisas do Lis - na edição do ano passado foram servidas cerca de nove mil -, vão apresentar doces como queijadas, collippos, tarte do Lis, Tarte do Lena, broas, doces regionais, mel, doces de fruta, compotas, amêndoas caramelizadas, gelados e bombons de chocolate.

A arte e o saber fazer estão também em destaque na programação deste ano, com a participação de reputados chefs, como Luís Gaspar (chef do ano 2017), Ricardo Raimundo (Prémio Helmut Ziebell), Daniel M. Gomes e Diogo Fernandes.

A abertura do certame está agendada para as 17 horas de amanhã, destacando-se actividades como areal candy, pasteleiros insufláveis em andas e demonstrações: às 18 horas com Luís Gaspar e às 19 horas com Ricardo Raimundo.

A animação musical fica a cargo do saxofonista Pedro Morais. No sábado, o certame abre às 17 horas, sendo o grande destaque do dia a confecção da “maior brisa do Lis do mundo”, agendada para as 17:30 horas.

O programa conta ainda com a participação de mimos pasteleiros, uma demonstração pelo chef Daniel M. Gomes, às 18:30 horas, e um sunset brisas do Lis, pelo DJ Carlos Matos, a partir das 19 horas.

No último dia do Prove Leiria Doçaria, domingo, a abertura está marcada para as 10 horas, com um programa que contempla modelagem de balões e latte Art, com Diogo Fernandes, às 15 horas.