Sociedade

Protecção Civil de Leiria pede recursos humanos ao Governo

14 dez 2020 17:07

Visita do secretário de Estado, António Sales, ao Seminário Diocesano de Leiria, onde está montada a estrutura de apoio de rectaguarda aos doentes Covid-19 do distrito

proteccao-civil-de-leiria-pede-recursos-humanos-ao-governo
Carlos Guerra, comandante distrital da Protecção Civil de Leiria
Ricardo Graça

O comandante distrital da Protecção Civil de Leiria pediu hoje recursos humanos para a estrutura de apoio de rectaguarda do concelho ao secretário de Estado Adjunto e da Saúde.

No final da visita do secretário de Estado, António Sales, ao Seminário Diocesano de Leiria, onde está montada a estrutura de apoio de rectaguarda aos doentes Covid-19 do distrito, Carlos Guerra revelou que a articulação com os serviços de saúde “tem sido excelente”.

“Um dos nossos grandes constrangimentos tem sido a dificuldade no recrutamento de pessoal técnico - médicos e enfermeiros - e ainda agora fiz sentir isso ao senhor secretário de Estado da Saúde, dizendo-lhe que temos de ter aqui pessoal médico. Ele ficou de falar com o director do hospital, que ainda não disponibilizou nenhum recurso médico, mas vão ter de o fazer para garantirmos a qualidade de saúde às pessoas que para aqui vêm”, sublinhou o comandante distrital de Leiria.

Carlos Guerra explicou que neste momento há apenas um médico e enfermeiro disponibilizado pelo Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Litoral. “Estamos à espera que o hospital tente colocar aqui algum pessoal médico”, insistiu.

O comandante adiantou que esta estrutura, criada em parceria com o Politécnico de Leiria e Município de Leiria, começou a ser montada antes da directiva do Governo.

“Segurança Social, Protecção Civil e saúde, entendemos que era necessário ter uma estrutura de rectaguarda de nível distrital. A finalidade desta estrutura é receber doentes positivos que não tenham, por alguma razão, possibilidade de regressar quer aos lares quer às suas casas”, disse.

O seminário já recebeu uma utente, que entretanto teve alta e hoje são esperados, pelo menos, mais dois doentes referenciados do hospital de Santo André, em Leiria.

“Estamos com alguma pressão. O hospital de Caldas tem um surto e mesmo agora contactei com a senhora directora do hospital e possivelmente também iremos receber alguns doentes dessa zona”, revelou.

Relativamente aos lares, Carlos Guerra afirmou que ainda não houve necessidade de retirar ninguém dessas estruturas, mas estão “preparados” para os receber a “qualquer momento”.

José Augusto Rodrigues, reitor do Seminário Diocesano de Leiria, adiantou que disponibilizou desde a primeira hora o espaço da Casa de Retiro São José, “que está vocacionada para receber grupos eclesiais de retiros e formação, mas desde Março tem tido uma ocupação residual”.

“Como uma estrutura de igreja também não podemos dar outra resposta. Desde o início, a frase que mais me inspirou foi do papa Francisco: só nos salvamos se estivermos juntos. O seminário quer estar junto dos doentes, das famílias e das instituições civis que procuram fazer o seu melhor para combater a pandemia”, acrescentou o padre, referindo que disponibilizou 44 quartos, alguns que servem de apoio técnico.

A capacidade instalada é para 33 utentes em simultâneo, referiu ainda fonte do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Litoral.